Ingressar em uma faculdade é um momento muito especial na vida do estudante e também desafiador. Nesse artigo, vamos dar 5 dicas para conseguir um estágio incrível e agregar mais esta experiência no seu período de formação.

Durante a graduação, alguns cursos possuem em sua grade curricular a exigência de estágio, estes são os estágios obrigatórios necessários para a obtenção do diploma. Já os estágios não obrigatórios são aqueles desenvolvidos como atividade opcional, com o recebimento de bolsa-auxílio, auxílio transporte e recesso remunerado ao estagiário. E o objetivo é complementar a formação profissional e oportunizar ao estudante uma vivência além da graduação.

Como escolher a profissão sem traumas

E é sobre o estágio não obrigatório que vamos falar.  É importante que o estudante tenha a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso. O estágio também é uma forma de desenvolver habilidades e competências.

Mas como conseguir um estágio incrível e garantir uma primeira experiência profissional sem ainda ter concluído a faculdade? Muitas perguntas além desta devem surgir como: Por onde começar? Como competir com os demais estudantes, especialmente aqueles que já estão finalizando a graduação?

Neste conteúdo, você vai conhecer 6 dicas de como conseguir um estágio incrível. Confira!

5 dicas para conseguir um estágio incrível?

1. Prepare um bom currículo

O primeiro passo para conseguir um estágio é montar um bom currículo, ele é a sua apresentação para a empresa e vaga pretendida. Então seja objetivo e jamais diga inverdades sobre você ou sobre a sua experiência profissional.

Destaque a sua formação, cite a faculdade, destaque as suas habilidades, experiências, competências e cursos complementares. Segundo pesquisa realizada pela Catho, 30% dos recrutadores eliminam o currículo em até 10 segundos. Por isso a importância de entregar um bom e atraente currículo, pois esse é o tempo que você tem para prender a atenção.

2. Invista em qualificação

Buscar conhecimento nunca é demais. E os cursos complementares são a alternativa para mostrar principalmente o seu desejo de aprender e de que é sim qualificado para a vaga pretendida. Dica: faça principalmente cursos relacionados à sua área de atuação, pois em muitos casos mesmo sendo estágio, as empresas já pedem alguma experiência na área.

3. Fique sempre atento às oportunidades

Outro passo fundamental para conseguir um estágio é ficar atento às oportunidades. Para isso, acompanhe diariamente as vagas disponíveis no site da sua universidade, como o Unijobs. Além disso, tem o linkedin e outras plataformas de emprego.

Dica extra: converse com amigos, familiares, colegas e professores A sua rede de contatos pode te auxiliar a conseguir um estágio.

4. Pesquise sobre a empresa

Achou uma vaga interessante? Pesquise sobre as atribuições e também sobre a empresa. Não chegue para a entrevista sem estudar sobre os valores, a história da empresa e reflita sobre o porquê de querer trabalhar na organização em questão. Pense no que ela pode contribuir no seu crescimento profissional.

Esta pesquisa irá auxiliá-lo na hora da entrevista que é a nossa próxima e última dica.

Como conciliar trabalho e universidade

5. Prepare-se para a entrevista

Mantenha a calma. Sabemos que é difícil, mas se você se preparou, tenha certeza que irá se sair bem. Para se sentir mais seguro, vale treinar uma apresentação em casa, com alguém da família e até amigos.

Responda todas as perguntas, tire as dúvidas e pronto. Serão necessários alguns processos seletivos no decorrer da vida profissional e se preparar é a melhor forma de criar uma postura mais confiante e consequentemente alcançar os seus objetivos.

Ainda não escolheu a sua graduação? Dá uma olhada nos nossos cursos e escolha o que tem mais a ver com você. Conheça os cursos.