É estudante de Direito e sonha em seguir uma carreira fora do Brasil? Saiba que se tornar um advogado internacional é uma alternativa viável e são diversas as opções para exercer a profissão no exterior.

Você pode, por exemplo, atuar no departamento jurídico de empresas multinacionais ou ainda em escritórios de advocacia de diferentes partes do mundo. Com força de vontade, muito estudo e persistência você chega lá!


SAIBA MAIS

Estudar fora: tudo o que você precisa saber para viajar


Primeiros passos para ser um advogado internacional

Se você é aluno de Direito em uma boa universidade, já está no caminho! O próximo passo é focar todas as suas escolhas de olho na sua meta. E o que isso significa?

Estudar

  • Fazer cursos de especialização na área
  • Participar de grupos de estudo voltados para o Direito Internacional
  • Frequentar palestras e congressos.

O importante é passar a fazer parte desse universo. Seu conhecimento e envolvimento na área são pré-requisitos fundamentais para uma futura carreira no exterior.

Ler muito

A leitura de revistas estrangeiras, textos e estudos fará com que você saiba mais e mais como é o mundo jurídico no exterior. É importante estar a par da estrutura que é usada em outros países e como as decisões jurídicas são tomadas em diferentes culturas e países.

Soltar a língua

Do you speak english? Ok, parece óbvio, mas uma boa formação em línguas é imprescindível para seguir uma carreira internacional. Dependendo do país, será exigido uma certificação de proficiência no inglês. Quanto mais línguas estrangeiras você souber, melhor.

Estar atento

Muitas oportunidades de atuação no exterior surgem ainda no Brasil. Programas de trainee no departamento jurídico de grandes empresas, assim como vagas para estagiar em escritórios de advocacia estão sempre rolando. Não deixe passar uma oportunidade!

Para onde ir?

A escolha do seu destino deve ser feita levando em conta as exigências de cada país para que o advogado possa atuar nele. Fique ligado! As normas são bem diferentes. Alguns países exigem provas especiais, outros não.

Em Portugal, por exemplo, o processo é relativamente simples, graças ao acordo de reciprocidade entre Brasil e Portugal, que facilita o exercício da profissão num ou noutro lado do Atlântico.

Veja aqui o passo-a-passo para advogados brasileiros atuarem em Portugal

De olho nessa facilidade, o advogado gaúcho Juliano Machado desembarcou em Lisboa em outubro de 2018 para um mestrado em Direitos Fundamentais. Além de vir estudar, Juliano aproveitou a oportunidade para começar a dar um novo rumo a sua carreira.

Por que mudar?

Apesar de tudo estar indo bem no escritório de advocacia que montou no Rio Grande do Sul, Juliano sentia que era o momento de viver novas experiências e conhecer diferentes perspectivas de mundo. Alguém se identifica?

Foi aí que decidiu, junto com o sócio, mover o seu escritório para o outro lado do oceano e testar essa vida de advogado internacional. Ele conta que seus principais clientes ainda são do Brasil, e por isso criou um sistema para atendê-los, mesmo morando em outro país:

“Precisei organizar toda a estrutura do escritório para trabalhar à distância e praticamente criamos um sistema online do zero. Habituamos os clientes a serem atendidos via Whatsapp e outros aplicativos de comunicação, bem como treinamos a equipe em todos os procedimentos que realizávamos no Brasil. Somente após ter tudo organizado é que me candidatei para uma vaga. Hoje, além de estudar para o mestrado, reservo dias da semana específicos para atendimento dos clientes via internet, além de toda a noite escrever as petições do próximo dia e da semana. Está sendo desafiador e uma experiência muito incrível.”

E então? Que tal inspirar-se nessa história para escrever a sua? Para quem tem o sonho de se tornar um advogado internacional, fica o convite do Juliano:

“A vida em outro país nos testa das mais diversas formas, mas é uma experiência que agrega muito. O mais importante é não ter medos de desafios e se propor a mergulhar de cabeça em uma nova cultura.”