Construir uma carreira no exterior é uma maneira incrível de conhecer culturas diferentes, aprender novas habilidades e crescer muito, tanto na vida profissional, como pessoal. Essa é a realidade de cada vez mais brasileiros e também pode ser a sua, basta se dedicar para isso.

Os desafios são muitos: a diferença cultural, a saudade da família e amigos, o clima e as diferenças no mercado de trabalho podem ser grandes obstáculos. Entretanto, tudo vale a pena quando você tem esse sonho!

Por onde começar a sua carreira no exterior?

Um dos caminhos possíveis é já iniciar sua experiência internacional durante seus estudos. Esse pode ser um momento em que pode rolar algum estágio ou convite profissional.


SAIBA MAIS

Estudar Fora: Tudo o que você precisa saber para viajar


Mas se esse não é o seu caso, não se preocupe! Você pode sim cursar sua graduação no Brasil para depois construir sua carreira fora do país.

Atualmente, muitas profissões são tranquilas de serem exercidas em outros países. Entretanto, atenção para as burocracias! Dependendo da sua área, pode ser exigido uma validação do diploma e, de modo geral, é necessário um visto de trabalho.

Fique ligado!

·   Cada país tem regras diferentes para a contratação de estrangeiros e tem diferentes maneiras de validar diplomas estrangeiros.

·   É importante consultar no consulado ou embaixada do país para verificar qual o processo específico.

Quais as profissões mais procuradas?

Uma ótima notícia é que algumas profissões são mais visadas por empresas estrangeiras. Assim, a escolha faculdade pode ser determinante para um futuro brilhante no exterior.

Se você ainda não decidiu qual faculdade fazer, espia nossa seleção de cursos que estão em alta para quem quer construir carreira fora do país:

1. Relações Internacionais

Trabalhar em multinacionais ou ter uma carreira pública em órgãos do governo, embaixadas ou consulados são algumas das saídas profissionais para quem se forma em Relações Internacionais.

Se você tem uma boa comunicação e se imagina mediando negociações que envolvam diferentes culturas, esse pode ser o seu curso!

2.     Sistemas para Internet

A área de Tecnologia da Informação tem demanda constante de profissionais, em qualquer parte do mundo!  Além disso, os salários costumam ser bons e os brasileiros são muito valorizados.

A graduação em Sistemas para Internet é nova no mercado e forma profissionais com pensamento lógico, estratégico e criativo. Você estará apto a desenvolver soluções de software para diversos cenários nos quais a Web pode ser usada como plataforma de desenvolvimento ou de negócios.

3.     Letras

Se você adora ler e escrever, tem paixão pela sua língua materna e por aprender novos idiomas, fique de olho na graduação em Letras.

Fora do país, o profissional tem diversas oportunidades, podendo trabalhar como intérprete ou tradutor. Essas profissões são necessárias no mundo todo e você pode atuar como autônomo ou ser contratado por uma empresa.

4. Direito

A área do Direito dá a você a possibilidade de trilhar diferentes tipos de carreira fora do país.

Você pode, por exemplo, atuar no departamento jurídico de empresas multinacionais ou ainda em escritórios de advocacia de diferentes partes do mundo.


SAIBA MAIS

Dicas imbatíveis para se tornar um advogado internacional


5. Engenharia

Empresas estrangeiras recrutam, a todo instante, engenheiros das mais diversas áreas. Seja da engenharia mecânica, elétrica, química ou ambiental, o profissional é sempre muito valorizado e requisitado!

E olha que bom: devido a escassez de mão de obra, muitas empresas acabam sendo mais flexíveis para contratar profissionais estrangeiros, mesmo nos países com políticas mais exigentes.

6. Marketing

Para você que ama comunicação e vendas, o marketing é uma ótima opção! O bacana é que essa é uma das áreas que estão mais em alta no momento, especialmente o marketing digital.

Os brasileiros “marketeiros” são muito valorizados pela sua criatividade e, por isso, estão sempre pipocando oportunidades para os profissionais daqui.   Além disso, geralmente não é necessária nenhuma validação do diploma: o mais importante é ter capacidade de se adaptar para os diferentes mercados com que vai lidar.

Tem mais! A área da saúde, embora com mais exigências para o reconhecimento do diploma, é também muito valorizada no exterior. A verdade é que sendo um estudante dedicado e, logo, um bom profissional, há oportunidades para todos.

Faça o nosso quiz e descubra o curso que mais combina com você!

Prepare-se:

– Comece pensando em qual país faz mais sentido você trabalhar. Além de analisar como anda o mercado de trabalho por lá, considere cultura, clima e idioma.

– Você já pode começar a espiar algumas oportunidades de emprego na Internet, para ter uma ideia do que rola. O LinkedIn é uma ótima forma de começar a xeretar vagas de grandes empresas mundiais.

– Quando for se candidatar para as vagas, lembre-se de adaptar seu currículo, conforme as normas do país. Na Europa, por exemplo, o modelo utilizado é o “EuroPass”.

Tudo certo para fazer sua carreira no exterior decolar? Faça nosso quiz e descubra mais sobre o seu estilo de viagem!