Estudar e trabalhar ao mesmo tempo pode parecer impossível, né? Confira algumas dicas que vão te ajudar a organizar melhor o teu tempo.

Não é fácil! A gente sabe que estudar e trabalhar ao mesmo tempo é um desafio. Conciliar todas as demandas da universidade e, em paralelo, ainda se manter produtivo e atento no trabalho demanda muita organização. Hoje, você vai conferir algumas dicas para tornar essa jornada mais organizada e prazerosa. 

 

Faça um cronograma para sua semana  

 

O que é possível fazer em 10 mil minutos? Parece muito? Parece pouco? Uma semana tem mais de 10 mil minutos e, durante esse tempo, é possível organizar muitas tarefas e – até mesmo – um momento só para descansar. Para isso, é importante ter um cronograma semanal, dividindo seus dias de acordo com as demandas e necessidades. 

Esse cronograma pode ser feito em uma agenda física, um planner – que permite uma visão geral – ou por meio de aplicativos no celular. O cronograma, além de ajudar na sua organização, evita que você esqueça tarefas importantes, o que, muitas vezes, pode gerar um retrabalho. Por fim, ter um cronograma organizado também deixa você mais tranquilo com a sensação de controle sobre essa rotina!   


Importante: ao fazer o cronograma evite adiar as tarefas que estão por lá! Só assim será possível manter todas as demandas em dia! 


 

Use a tecnologia ao seu favor

A gente costuma ouvir que existem aplicativos para tudo, não é mesmo? E se você puder usar essa tecnologia para organizar sua rotina? A Eurekka, Rede de Psicologia que nasceu dentro da Universidade La Salle, reuniu em seu site alguns aplicativos podem ajudar a criar hábitos mais saudáveis para a construção de uma rotina. “Se você não tem objetivos claros e horários fixos para suas tarefas, é mais fácil se perder no caminho e sentir ansiedade, tristeza, falta de sentido, etc”, diz a publicação. 

Confira aqui a lista de aplicativos que ajudam a organizar sua rotina! 

Você também pode optar por métodos de organização. São várias as opções. Neste vídeo conheça mais sobre a técnica Pomodoro, que se baseia em criar sequências de trabalho divididas em blocos.  

 

 

Estabeleça prioridades 

Não adianta organizar uma rotina, baixar aquele app maravilhoso se você não estabelecer prioridades. Entenda quais são as tarefas inadiáveis para hoje, quando elas estiverem prontas, você pensa no que é preciso fazer amanhã. E, assim, você conseguirá executar tudo o que precisa. 

Outra dica é renegociar prazos, quando necessário. Se você tem um trabalho urgente para entregar amanhã e ele demandou mais tempo do que você imaginou, será que não consegue renegociar um prazo de uma demanda de trabalho para executar essa demanda mais urgente? Ou o oposto, converse com seu professor se está em um momento mais complexo no trabalho e avalie como renegociar prazos de entregas para faculdade.   

 

Mantenha o foco 

Há algum tempo, ouvimos que ser multitarefas é ótimo, mas na verdade essa prática de executar muitas tarefas ao mesmo tempo é bastante nociva para sua produtividade. 

Você está em casa em seu momento de estudos e recebe um pedido de trabalho. Abre seu e-mail da empresa e começa a executar demandas profissionais, ao mesmo tempo que está lendo aquele resumo de aula. Pode ter certeza, você não vai aprender direito e o resultado das demandas do trabalho também pode ser comprometido. 

Ao Estadão, a consultora em produtividade e felicidade no trabalho Lygia Pontes, explicou que, na ilusão de estarem fazendo várias coisas simultaneamente, as pessoas ocupam muito tempo. A prática também causa prejuízos na saúde, segundo explica a neurocientista. “Tudo isso leva a um aumento do estresse, isso afeta a qualidade de vida. É um estresse causado pela sobrecarga do sistema nervoso. É tanta coisa para prestar atenção que ele fica sobrecarregado, o sistema não consegue processar tudo e gera uma resposta fisiológica”, afirma.

 

Faça uma pausa e divirta-se 

Quando estamos em meio a uma lista imensa de tarefas, executar tudo logo parece o mais correto, não é verdade? Porém, estamos falando de uma rotina que pode durar quatro anos ou mais. Então, voltando ao nosso tópico 1, de organização da rotina, lembre-se de incluir momentos para lazer e seus hobbies. Exercícios físicos também devem estar presentes. Assim, você poderá ter uma rotina de equilíbrio e garantir que terá saúde para seguir em frente nessa rotina cansativa de estudar e trabalhar ao mesmo tempo. 

 

Hora de descansar 

Descansar é essencial. Reserve ao menos 7 horas do seu dia para dormir. Recarregar as baterias é essencial para conseguir render ao longo do dia. A privação de sono traz consequências que podem prejudicar sua rotina, entre elas a falta de concentração, irritabilidade, falhas na memória e atenção. 

 

E para finalizar, fica a nossa mensagem de positividade. Não é fácil, mas vai valer a pena! Siga em frente!