Se você está escolhendo uma graduação, também deve estar de olho nas oportunidades de trabalho na área. O mercado de trabalho para psicologia está bastante aquecido, com a conscientização maior da população sobre a temática da saúde mental e ampliação de diagnósticos.

Além disso, a Graduação em Psicologia está entre as três mais procuradas do Brasil, segundo pesquisa realizada pela Num.br, empresa especializada em levantamento de Big Data, e divulgada pelo Guia do Estudante.

Outro fato importante é a ampliação de áreas de atuação do psicólogo, que não está mais restrito ao atendimento clínico, estendendo suas possibilidades em ramos organizacionais, ambientes hospitalares, escolares e outros.

Como é o mercado de trabalho para psicologia: áreas de atuação

Muita gente ingressa no curso de Psicologia achando que só pode se formar para atuar em consultório. No entanto, são muitas as possibilidades de atuação dentro desta ciência.

Psicologia Clínica: atua na área da saúde com objetivo de amenizar o sofrimento psíquico podendo atender casais, pacientes de forma individual, crianças, entre outros.

Psicologia Jurídica: auxilia na elaboração e execução das políticas de cidadania e direitos humanos, podendo participar de audiências e emitir laudos e pareceres.

Psicologia Hospitalar: atua em equipes multidisciplinares no ambiente hospitalar e tem como foco minimizar os sofrimentos causados nos processos de internação.

Psicologia no Trânsito: esse é o profissional que analisa o perfil dos motoristas nos processo de primeira habilitação ou renovação da carteira de motorista.

Como é o mercado de trabalho para psicologia: aumento de demanda

Depois da pandemia de Covid-19, o tema da saúde mental virou ainda mais recorrente em rodas de amigos, na imprensa e até no ambiente de trabalho.

Um estudo feito pela Associação Brasileira de Psicologia da Saúde revelou que mais de 80% dos psicólogos tiveram aumento de demanda de pacientes durante a pandemia. Ou seja, essa é uma área em ascensão e que poderá ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho.

Como é o mercado de trabalho para psicologia: Salários

Os salários na área podem variar de acordo com o ramo de atuação e com a qualificação do profissional. Confira abaixo a média salarial de acordo com a especialidade do profissional segundo o portal Salario.com.br, com dados do Novo CAGED/eSocial/Empregador Web:

Psicólogo Clinico – 33h – 3.124,94
Psicólogo Criminal – 43h – 4.239,14
Psicólogo da Educação – 32h – 2.868,92
Psicólogo da Saúde – 33h – 3.124,94
Psicólogo Desportivo – 31h – 3.112,39
Psicólogo do Esporte – 31h – 3.112,39
Psicólogo do Trabalho – 39h – 3.201,28
Psicólogo do Trânsito – 33h – 2.022,63
Psicólogo Educacional – 32h – 2.868,92
Psicólogo Escolar – 32h – 2.895,54
Psicólogo Forense – 41h – 4.085,07
Psicólogo Hospitalar – 35h – 3.422,44
Psicólogo Jurídico – 43h – 4.239,14
Psicólogo Organizacional – 39h – 3.209,91
Psicólogo Social – 35h – 2.980,63

Onde cursar Psicologia

Na hora de escolher em qual instituição você irá cursar sua graduação é importante levar em conta alguns pontos. Entre eles, qualidade, infraestrutura e metodologia.

5 diferenciais do curso de Psicologia da Unilasalle

Saiba mais sobre o curso.