É muito simples entender como funciona o intercâmbio. O fato de existirem vários formatos dessa experiência internacional, atendendo os diferentes objetivos e fases da vida, não deve intimidar.

Muito pelo contrário: tendo as informações certas, fica fácil encaminhar e acompanhar todos os trâmites para aquele intercâmbio que tem a sua cara.

Como as dúvidas são muitas, vamos logo ao que interessa. Acompanhe este conteúdo e saiba tudo sobre o intercâmbio.

Programa de intercâmbio: já sabe qual fazer?

Como antecipamos, existem vários modelos de viagem. Tecnicamente chamamos eles de programas de intercâmbio.

Entre as opções de cursos estão:
· Aperfeiçoamento de língua estrangeira
· Técnicos
· Profissionalizantes
· Graduação (tecnológicos, bacharelados e licenciaturas)
· Pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado)

As maiores buscas de brasileiros são pelos cursos de línguas, seguido pelos cursos de pós-graduação, enquanto a busca pelos cursos de graduação cresce cada vez mais como opção de intercâmbio para adultos.

Ok, se o primeiro passo é definir o programa de intercâmbio, o segundo é colocar o plano em ação.

Existem agências especializadas em intercâmbio e as universidades contam com setores próprios para encaminhar tudo o que é necessário para esse tipo de viagem.

Se você já está nessa fase, pode aproveitar para fazer intercâmbio chamado de graduação-sanduíche.

Ele consiste em cursar um semestre ou mais fora do país, estando matriculado em uma universidade brasileira.

“Estar em contato com outras culturas favorece o desenvolvimento de habilidades de relações interpessoais, empatia, alteridade e amplia a visão de mundo”, explica Emanuele Barbosa, do Centro Internacional e Hospitalidade da Universidade La Salle.

Temos super dicas de como construir uma carreira internacional e o intercâmbio pode ser um passo inicial. Clique e saiba mais!

Como vai funcionar lá fora?

De acordo com a Organização das Nações Unidas no Brasil – ONU, a população mundial já ultrapassou a marca dos 7 bilhões. Mesmo assim, com toda essa gente espalhada pelo mundo, você é único!O que isso significa? Que se você terá toda a estrutura e apoio necessários para conseguir cumprir essa jornada com sucesso.

Mesmo a milhas de distância ou separados pelo oceano, as universidades estarão em contato uma com a outra para nunca te deixar desamparado.

Essa rede entre as universidades é muito bem entrelaçada. Você já viaja sabendo de tudo o que precisa saber. E, estando lá, pode recorrer aos setores responsáveis ou mesmo com o contato responsável no Brasil.

Outro segredinho é estar muito bem informado para que isso funcione muito bem e com tranquilidade.

Por isso, te liga nas dicas do guia prático sobre:

Como não perder o ano letivo
Onde ficar
Como utilizar o tempo da melhor forma
Documentos necessários
Descubra que tipo de intercambista você é

Ah, LaSalleBlog, e como eu faço para não perder o ano letivo?

Essa é a barbada de fazer intercâmbio durante a universidade. Existem convênios entre as instituições de ensino superior.

Por meio desses convênios as universidades fazem uma conferência de disciplinas. Facilitando essa explicação: você cursará cadeiras que equivalem as que faria por aqui.

Dessa forma, intermediado pela universidade, você não perde nenhum conteúdo, muito menos o ano letivo!

Sabe o Trabalho de Conclusão de Curso? O famoso TCC? Tem quem produza a pesquisa durante a viagem e até apresente em videoconferência. Podre de chique, não é?

Pode ser óbvio, mas não custa reforçar: lá será igualzinho ao Brasil. Para ser aprovado e receber o tão sonhado diploma, você precisará cumprir o número de aulas exigido por ambas as instituições. Isso também vale para as tarefas, trabalhos avaliativos e provas.

Onde ficar: casa de família ou alojamento?

Não lugar como o nosso lar, bem sabemos. Mas longe de casa também podemos ter um lugar para chamar de nosso. Que tal com uma família e tudo?

Existe o famoso programa Au Pair, que consiste em o estudante ser acolhido por uma família local em troca de serviços como cuidar das crianças da casa e ajudá-las nas suas tarefas, por exemplo, no contraturno dos estudos. O serviço, é claro, é remunerado.

Outra opção são os alojamentos nas universidades (coletivos e individuais) e casas para alunos estrangeiros. Costumam sair mais em conta ou mesmo de graça para os estudantes estrangeiros.

E dividir apê? Fique tranquilo, isso já é tradição para intercambistas mundo afora. Inclusive, é possível encontrar corretoras de imóveis brasileiras que fazem esse meio campo com imóveis no exterior.

Fique ligado na facilidade: isso pode ser combinado pelas agências de intercâmbio, mas também é super comum ter anúncios nas instituições e ofertas em sites das corretoras locais.

Como fazer intercâmbio e aproveitar o tempo por lá

O aluno de intercâmbio nem sabe o poder que tem nas mãos! Além de todas as experiências educacionais (levaríamos dias para listar), ainda pode garantir inúmeras vivências culturais.

Geralmente as universidades já organizam a viagem para que os estudantes cheguem tempo antes das aulas iniciarem.

Esse tempinho extra serve para os alunos se ambientarem, conhecerem a região onde morarão e estudarão, os estabelecimentos e, é claro, os pontos turísticos.

Porém, nada de perder a paz tentando encaixar todos os passeios e responsabilidades para antes das aulas!

Aproveitar as horas vagas e conhecer a cultura local: da arte, culinária, costumes, realidade social.

Um bom intercâmbio não é feito de “oba oba”, não, mas pode reservar tempo para o turismo. Afinal, quem não gosta de uma folguinha?

Mais ainda: quem não precisa? Os cuidados com o corpo e com a mente são fundamentais para o bom aproveitamento dos estudos.

Sem contar que isso é ótimo para praticar o idioma com outros intercambistas e viajantes.

Documentos para fazer intercâmbio

Você vai precisar de um pouco de paciência nessa fase, mas juramos que vale muito a pena!

As pessoas costumam se preocupar muito com o visto, mas esquecem que são necessários outros documentos também. Não pode, viu? Anota aí alguns deles:

Passaporte

Ele é exigido para qualquer viagem internacional, ou seja, sempre está valendo dedicar um tempo para providenciá-lo.

O prazo de emissão do Passaporte Comum é de seis meses, podendo variar de acordo com a demanda local.

Também existe o Passaporte de Emergência, que tem prazo e valor diferente. Na página da Polícia Federal tem todas as informações necessárias para solicitar o documento.

Barbada: se a viagem for para um dos países do Mercosul, você não precisará emitir o documento.

Carta de aceitação

É o documento de aceite emitido pela instituição do exterior comprovando a sua matrícula.

Ele é gerado durante os trâmites de intercâmbio entre a universidade internacional e a universidade brasileira, por isso não tem como ser antecipado.

Vacinas

Está ficando cada vez mais comum a exigência das vacinas em dia para passar pelo setor de imigração, principalmente contra a Febre Amarela. Você pode conferir a lista atualizada desses países na página da Anvisa.

ATENÇÃO: não vá sair fazendo vacinas sem se informar primeiro com os setores de intercâmbio, ok?

Visto de Estudante

Cada país possui suas próprias regras para emitir o visto de estudante para intercâmbio. Ele também é exigência para os países do Mercosul.

O requisito que todos eles têm em comum é: o aluno precisa estar matriculado em uma instituição no país de destino.

Mais um motivo para se programar com antecedência na sua facul ou agência.

Que tipo de intercambista você é?

Se você ainda não souber o intercâmbio que tem a sua cara ou só está mesmo a fim de se conhecer melhor antes de colocar o pé no mundo, temos uma super dica.
Clique aqui e faça o quiz: Que tipo de intercambista você?