Com a pandemia da Covid-19, os cursos da área da Saúde ganharam ainda mais visibilidade e reconhecimento. Conheça o Curso de Enfermagem:

Quem pode cursar? Como funciona? Qual a duração?

O Curso de Enfermagem está focada no desenvolvimento de competências profissionais que mobilizam conhecimentos, habilidades e atitudes na assistência (cuidado e atenção à saúde humana), no ensino (educação), na pesquisa e na gerência (gestão), que resultam na aptidão para atuação do futuro profissional no sistema de saúde e na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Conheça o curso de Enfermagem: Quem pode ingressar?

Primeiro, o estudante que deseja cursar Enfermagem deverá ter concluído o Ensino Médio. Se interessou? O curso de Enfermagem é voltado para pessoas que gostam de prestar assistência, trabalhar em equipe e promover a saúde. Os futuros enfermeiros também devem agir bem sob pressão, serem bons tomadores de decisões, além de possuir um perfil responsável, comprometido e integrativo. Se identificou? Leia o artigo sobre o curso e conheça mais!

Conheça o curso de Enfermagem: Enfermeiro

Este profissional vai atuar no meio da saúde, com práticas de prevenção, proteção e restabelecimento da saúde dos pacientes, de forma conjunta com outros profissionais da área. Além disso, o Enfermeiro é a figura que – muitas vezes – promove a conexão entre médicos, administradores, auxiliares de enfermagem, psicólogos e nutricionistas, integrando equipes multidisciplinares.

Conheça o curso de Enfermagem: mercado de trabalho

Depois de formado, o Enfermeiro poderá atuar em hospitais, na área de resgate, enfermagem na atenção primária, gestão em instituições de saúde, ensino e pesquisa, pesquisa clínica e home care.

O salário médio dessa profissão varia de acordo com o cargo e estado em que o Enfermeiro atua. De acordo com o Guia de Cursos do site Quero Bolsa , a média salarial de um enfermeiro no Brasil é de R$3.136,50.

Conheça algumas médias salariais de outros cargos da enfermagem de acordo com a sua especialização:

• Enfermeiro Neonatologista: R$ 9.139,18
  • Perfusionista: R$ 8.295,42
  • Enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família: R$ 7.910,82
  • Enfermeiro Sanitarista: R$ 7.588,32
  • Enfermeiro Obstétrico: R$ 6.422,24
  • Enfermeiro Nefrologista: R$ 6.021,55
  • Enfermeiro Auditor: R$ 5.856,17
  • Enfermeiro do Trabalho: R$ 5.577,43
  • Enfermeiro Psiquiátrico: R$ 5.553,96
  • Enfermeiro de Centro Cirúrgico: R$ 5.379,76

Tudo o que você precisa saber antes de optar pela Enfermagem

Conheça o curso de Enfermagem: opções de graduação

O curso de Enfermagem pode ser oferecido nas modalidades bacharelado ou licenciatura.

Bacharelado: essa é a formação mais completa para o profissional da carreira de Enfermagem, já que dura 4 anos (em período integral) e o aluno terá contato com uma carga horária intensa de conhecimentos em áreas como Ciências Biológicas, Química, Microbiologia, Anatomia, entre outros tipos de aulas práticas. Além disso, o estudante pratica sua futura profissão, sob orientação de profissionais, por meio do estágio obrigatório, além de realizar um Trabalho de Conclusão de Curso.

Licenciatura: esta formação tem como enfoque a formação de professores, contando com disciplinas ligadas à didática e ao ensino da profissão, preparando docentes, especialmente para cursos técnicos.

Conheça o curso de Enfermagem: modalidades

É possível cursar Enfermagem na modalidade presencial ou semipresencial, onde algumas disciplinas ocorrem no modelo EAD, mas é obrigatória carga horária presencial para as práticas.

Conheça o curso de Enfermagem: onde cursar?

Ao escolher onde cursar Enfermagem o aluno deve pesquisar sobre a instituição, seu histórico, visitar a estrutura e buscar referenciais com alunos ou ex-alunos.

Conheça mais sobre o curso de Enfermagem da Universidade La Salle.