A palavra “Vestibular” ainda te assusta? Você tem dúvidas sobre como funciona a prova do vestibular e suas dinâmicas? Ou até mesmo se precisa fazer vestibular para ingressar na faculdade? A verdade é que tudo depende!

Atualmente, são vários os modelos de prova de Vestibular e suas regras variam de universidade para universidade. Confira abaixo as respostas para algumas das dúvidas mais comuns sobre este tema!

O que é vestibular?

O vestibular é uma das formas de ingresso na universidade. Isso ocorre porque as instituições de ensino precisam fazer uma avaliação dos conhecimentos de cada candidato, permitindo – assim – o ingresso no Ensino Superior e, para instituições com mais candidatos do que vagas, o processo é também uma forma de classificar os alunos que melhor se saem nas provas.

O Vestibular é uma das formas mais tradicionais de entrada na universidade brasileiras. Geralmente, o candidato tem um prazo para se inscrever para realizar o exame e realiza as provas junto aos demais candidatos em horário e local específicos. É possível, ainda, que o vestibular tenha mais fases, se desdobrando ao longo de mais de um dia.

Os principais conhecimentos testados nesta prova são referentes às disciplinas do Ensino Médio e o formato das provas pode variar.

Quando devo prestar vestibular?

Cada universidade define seu calendário de provas de vestibular. Para os curso presenciais, as provas geralmente antecedem o início do semestre letivo, ocorrendo nos meses de janeiro e julho.

No caso das universidades que oferecem a modalidade EAD, podem ocorrer mais do que dois ingressos ao ano. Sendo assim, você pode realizar o vestibular a qualquer momento e ingressar na próxima turma.

Algumas universidades, como a Universidade La Salle, realizam as provas no modelo de agendamento. Você entra no site da Instituição e seleciona o melhor dia e horário para realizar sua prova de forma online.

Como é a prova de vestibular?

O formato da prova de vestibular pode variar de acordo com a universidade escolhida. As regras sobre cada prova são divulgadas por meio de um edital, documento que deve ser lido atentamente pelos candidatos. Afinal, sabendo as regras do jogo, é bem mais fácil de vencer, não é mesmo?

Prova de Múltipla Escolha

Na maioria das instituições são aplicadas provas vestibular de múltipla escolha. Este tipo de prova conta com questões que possuem um enunciado e alternativas para resposta. O candidato deve assinalar a resposta correta. Quanto mais alternativas, maior o nível de distração e dificuldade.

Prova de Redação

Muitos vestibulares contam com provas de redação. Geralmente, elas são aplicadas em conjunto com a prova de múltipla escolha. Neste tipo de prova são avaliadas as habilidades de escrita, adequação à norma formal do português, vocabulário, abordagem e desenvolvimento do tema proposto, entre outros itens.

Prova discursiva

Na prova discursiva o candidato deve responder às questões abertas em forma de texto. Esse tipo de vestibular já foi muito comum no passado e, geralmente, era utilizado para testar conhecimentos de áreas específicas em provas com duas etapas.

Vestibular é obrigatório?

O Vestibular não é obrigatório para o ingresso em uma instituição de nível superior. O que as universidades precisam realizar é algum tipo de teste dos conhecimentos dos candidatos, podendo ser feito em outros formatos de processo seletivo.

Além da tradicional prova de vestibular você pode ingressar na graduação das seguintes formas:

Nota do Enem

Se você fez o Exame Nacional do Ensino Médio e teve um bom desempenho, é possível que sua nota seja considerada na hora de ingressar na Universidade.
Em algumas instituições, a nota do Enem pode substituir integralmente a prova de Vestibular ou, então, ser utilizada como complemento à sua nota da prova de vestibular.
Outra opção que leva em conta a sua nota do Enem é o Sistema de Seleção Unificada, forma de ingresso criada pelo MEC e utilizada por universidades públicas.
Por fim, a sua nota do Enem pode ser utilizada no Programa Universidade Para Todos, o ProUni, que concede bolsas de estudo em universidades particulares para estudantes de baixa renda.

Na Universidade La Salle, a sua nota do Enem pode ser utilizada para ingressar na graduação e ainda pode garantir descontos de até 40% na mensalidade. Saiba mais.

Preciso pagar para fazer o vestibular?

As regras sobre a aplicação do Vestibular podem variar de acordo com a Universidade escolhida. Em algumas, o pagamento de uma taxa é obrigatório para realização da prova. Neste caso, estudantes de baixa renda podem solicitar isenção do pagamento de taxa, seguindo as regras de cada universidade. Essas informações estão presentes nos editais de vestibular da instituição.

Na Universidade La Salle não é preciso pagar taxas para realizar o Vestibular.

Vestibular Universidade La Salle

A Universidade La Salle está com inscrições abertas para ingresso na Graduação. São opções em diversas áreas do conhecimento e modalidades:

PRESENCIAL: 13 cursos
EAD SEMIPRESENCIAL: 5 cursos
EAD ONLINE: 29 cursos

Para o ingresso 2023, os alunos podem optar pela realização de um Prova de Redação Online ou via Nota do Enem, Transferência ou 2ª graduação.

Informações e inscrições: graduacao.unilasalle.edu.br
Bolsas de Estudos: bolsas.unilasalle.edu.br