Muitas pessoas acham que estar ou não em sala de aula é a principal diferença entre as modalidades EaD e Presencial, não é mesmo? Por isso, preparamos um pequeno manual para apontar as principais diferenças.

O Ensino a Distância está cada vez mais presente nas universidades, seja por meio de cursos de Graduação, Pós-graduação ou até mesmo cursos de Extensão.

Apesar das diferenças entre as modalidades estarem, cada vez mais, sendo minimizadas, basta uma rápida leitura da matriz curricular dos cursos para perceber que, desde a sua concepção, possuem singularidades.

Neste conteúdo você vai aprender que cada modalidade é desenvolvida para um público específico. EaD ou presencial: quer saber qual mais combina com você? Então continue a leitura.

EaD: principais características da modalidade

Para tirar todas suas dúvidas sobre estudar a distância, convidamos o Prof. Mário Augusto Pool, Gestor Nacional de Educação a Distância, para explicar as similaridades e especificidades do EaD. Confira:

1 – Metodologia

O formato dos cursos permite que o aluno seja o protagonista da sua formação, passando, assim, a ser estudante.

“Trata-se do sujeito que não assiste a uma aula expositiva, anotando e fazendo perguntas. No EaD ele estuda e interage com professor e colegas com uma série de conhecimentos e dúvidas prévias, adquiridos nas leituras disponibilizadas com antecedência”, detalha o professor.

Como isso é possível? De acordo com Pool, o avanço tecnológico não só propicia esse movimento, como também aponta o EaD e os cursos híbridos (que são parte presencial e parte a distância) como tendência.

“A interatividade, que antes só acontecia em sala de aula, acontece também no ambiente virtual do EaD. A questão da presença física está desaparecendo cada vez mais e as ferramentas usadas para aprender a distância logo poderão ser aplicadas para cursos que aliam as duas modalidades”, pondera.

Isso acontece na LEX – La Salle Learning Experience, ambiente virtual da Universidade La Salle e integrado com as ferramentas Google, fruto da parceria da Universidade com a Nuvem Mestra e a tecnologia Google for Education.

Tanto nesse espaço quanto nos encontros presenciais, por meio das Metodologias Ativas, acadêmicos de diferentes níveis podem estudar e compartilhar conhecimento.

2 – Tempo de curso

De acordo com o professor, existem duas relações de tempo diferentes, o tempo/aula e tempo/duração de curso.

A matriz curricular do EaD é construída para o EaD, assim como os cursos presenciais são elaborados a partir das suas especificidades.

Hoje existem mais disciplinas presenciais e com a carga horária de 60h, enquanto no EaD geralmente são menos disciplinas, porém de 80h de aula.

3 – Custo

Outro fator que costuma intrigar os aspirantes à vida acadêmica é o valor dos cursos EaD.

Geralmente mais baratos em relação aos cursos presenciais, o valor é confundido como indicativo de qualidade (ou da falta).  O valor mais acessível dos cursos EaD tem a ver com o seu formato.

“A própria otimização de recursos gerada pelo formato impacta diretamente no valor. A modalidade se estrutura para atender muitas pessoas e em muitos lugares diferentes ao mesmo tempo, com qualidade e atenção que merecem”, explica.

4 – Corpo docente

Então, quem estuda a distância conta com um suporte acadêmico mais reduzido que o presencial, certo? Errado!

Nos polos, os acadêmicos têm à sua disposição setores próprios para seu atendimento, além de monitoria, biblioteca, atendimento dos professores… e o mesmo vale para quem faz o EaD.

O aluno da modalidade a distância tem ainda mais profissionais ao seu dispor: o professor formador (que acompanha e que faz atendimento on-line), o professor autor (que prepara os materiais didáticos), o supervisor do polo, o tutor (que reúne e organiza os alunos nos encontros para promover a construção do conhecimento) e o monitor.

Da teoria para a prática

Neste conteúdo você aprendeu as particulares e algumas vantagens de estudar a distância. Provavelmente você deve estar se perguntando: “será que isso é para mim?”. Essa dúvida é super comum entre os vestibulandos, por isso, pode ficar tranquilo.

Temos vários conteúdos bacanas que explicam como a modalidade funciona, o perfil dos estudantes e até se o diploma EaD tem o mesmo valor do presencial. Continue aqui com a gente e fique por dentro de tudo!