Todo ano cerca de 7,6 milhões de brasileiros fazem o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Se você é uma dessas pessoas que vai fazer a prova para conseguir ingressar na faculdade, é normal que o nervosismo e ansiedade tomem conta nos dias que antecedem ao teste. Afinal, você quer uma boa nota, não é mesmo?
 
Para te ajudar a ficar mais tranquilo, fizemos uma lista com 5 dicas para garantir um ótimo desempenho na prova.

Confira as 5 dicas para ir bem no Enem:

 

1) Foque na leitura

 
Antes de tudo, a prova do Enem exige muita calma, paciência, concentração e, principalmente, leitura.
 
Esteja atento aos enunciados das questões pois as respostas são, na maioria, coerentes e de conteúdo significativo – porém nem todos respondem ao que é perguntado.
 
Afinal, você diria que não gosta de café a alguém que lhe perguntou se toma muita água durante o dia? Exagerando na comparação, mas é esse o princípio – fique atento ao que é perguntado!
 

2) Interprete e desvende as questões

 
O Enem envolve conteúdos específicos e é bastante conhecido pelas questões de longa leitura, o que pode encurtar o tempo de raciocínio e solução da questão.
 
Nesse caso, procure palavras-chave no enunciado. Verifique o enfoque da pergunta, leia, sublinhando palavras e expressões importantes – busque o significado principal.
 

3) Cuide os extremos nas questões

 
Afirmações ou negativas que demonstram absoluta certeza em relação ao enunciado podem ser um indicativo de que a alternativa está incorreta. Cuide expressões como “sempre” e “nunca”, principalmente nas questões de ciências humanas e interpretação de texto.
 
Desse modo, mais uma vez, a dica é estar atento ao texto que compõe cada alternativa. Dificilmente o extremo estará correto.
 

4) Não se assuste com os gráficos

 
Questões com gráficos ou representações geralmente já contém a resposta sem que haja necessidade de cálculos.
 
Leia com atenção o enunciado e busque interpretar o que está sendo perguntado, pois é possível que a solução se apresente através da própria imagem apresentada.
 

5) Otimize seu tempo e dedique-se ao que você sabe

 
O essencial é confiar nos seus estudos, afinal, ninguém domina “tudo sobre tudo”. Ela indica que é importante esforçar-se nas questões que são do melhor conhecimento do candidato.
 
Não desvie sua atenção, o tempo passa muito rápido – o dia da prova não é momento para viagens “interplanetárias”, nem para ficar sonhando com o resultado da prova. Leia, compreenda e responda de forma bem objetiva, ocupando o tempo para a prova exclusivamente.
 

E não esqueça:

 
Horário: Todo ano, os “atrasados do Enem” chamam a atenção na mídia e nas redes sociais devido ao drama de chegar no local de prova com os portões quase fechando ou fechados. Não seja um deles!
 
Os portões abrem ao meio-dia e a prova inicia às 13h. Programa-se e chegue com pelo menos uma hora de antecedência ao local. É importante contar com os imprevistos e levar em consideração o fluxo do trânsito em sua cidade.
 
Documentos e material: Para realizar o Enem, você deve portar um documento de identificação com foto. O cartão-resposta apenas pode ser preenchido com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Se quiser, pode levar lápis e borracha, mas use apenas para rascunho.
 
Lanche: Não há intervalos durante a realização da prova. Por isso, é importante manter-se hidratado e alimentado. Leve garrafinha de água sem rótulo, biscoitos ou até mesmo chocolate, mas sem exageros.
 
Não use isso como distração. A intenção é conseguir chegar ao fim do exame sem fome, sem sede e com a certeza de que você deu o seu melhor!
 
Siga nossas dicas e boa prova!
 
*Contribuição da Professora Lúcia Regina da Rosa, Coordenadora do Curso de Letras da Universidade La Salle.