Conhecer o ambiente virtual do curso e os materiais didáticos oferecidos é essencial para quem opta por estudar em casa na modalidade EaD.
 
Existem diversos mitos em torno da modalidade de Educação a Distância. Um deles trata o estudo como algo reduzido em comparação ao presencial. Entretanto, a quantidade de materiais é a mesma ou por vezes até maior.
 
Para acompanhar as leituras e atividades é imprescindível a organização e a disciplina.
 
Quer saber como planejar uma rotina de estudos em casa? Então continue a leitura e confira as orientações de Jonas Rodrigues Saraiva, Coordenador de Produção de Materiais Didáticos de Educação à Distância da Universidade La Salle.
 

Faça você mesmo seus horários

 
Em termos de Educação a Distância, existem duas modalidades a considerar: a semi-presencial e a totalmente online.
 
Na primeira, o aluno precisa se deslocar até o pólo conforme o que a instituição estabelece. Por outro lado, na segunda, o estudante realiza todo curso de forma virtual e apenas comparece ao pólo para avaliações que podem ser bimestrais ou semestrais.
 
Independente da modalidade escolhida, os materiais didáticos, o contato com os professores e tutores e até mesmo com os colegas é feito virtualmente.
 
As instituições disponibilizam os materiais dentro do ambiente virtual e a troca de saberes acontece em fóruns, via chat e videoconferência.
 
Desse modo, a educação a distância caracteriza-se em “estudar sem sair de casa na maior parte do tempo”. Afinal, toda graduação pressupõe uma prática e interação com profissionais da área.
 
O conceito utilizado atualmente para falar de educação é o de ubiquidade, ou seja, a educação à distância permite o acesso ao ambiente acadêmico em qualquer lugar e de qualquer dispositivo. Isso também contribui com a ideia de estudar em casa.
 

Como me organizar para estudar em casa?

 

1. Reconheça o território a ser explorado:

 
Procure saber o que a universidade oferece em questão de materiais didáticos para aquele curso, como vídeos, livros, áudios, atividades, fóruns, chat, videoconferências.
 

2. Estabeleça uma rota de estudos:

Entenda o design pedagógico e estrutura de raciocínio gerada para aquela disciplina ou curso. Verifique se o professor ou tutor orienta o que é preciso realizar primeiro, assitir um vídeo ou ler um artigo.
 
Se não está explícito, então você mesmo cria seu mapa para explorar o território, quais são os passos para que você possa saber por onde começar.
 
A partir disso, identifique a ordem e importância das atividades, sem esquecer de colocá-las dentro do seu tempo. Exercícios de leitura, por exemplo, exigem momento de mais atenção, pois não é uma ação automática, como dirigir.
 
Leia, anote e pesquise. Leitura em EaD significa estudar, é preciso refletir, escrever, identificar as dúvidas e buscar as respostas com seu tutor. Quando você conhece os materiais de estudo, consegue colocar o curso nas atividades da semana.
 

3. Não acumule tarefas e dúvidas:

 
Crie uma rotina de estudos em casa e tenha cuidado para não pensar que o estudo pode ficar para depois. Não siga o raciocínio de estudar somente para a prova. Em termos de EaD, existe uma interação imediata, não é aconselhável reunir todas as dúvidas do bimestre ou semestre e querer resolvê-las de uma só vez.
 
Os questionamentos precisam ser esclarecidos à medida que os conteúdos se apresentam. Distribua a quantidade de conteúdos com o seu tempo disponível para que não se acumulem. É muito mais fácil perder-se sem organização.
 

Quer saber se você tem o perfil de estudante EaD? Clique aqui e confira o material que preparamos com as principais características.