Estudar fora é uma escolha que traz muitos benefícios. Viajar é muito bom – e “ai” de quem diga o contrário! Viajar e voltar com a bagagem lotada de conhecimentos, experiências e histórias para contar é melhor ainda.

Existem muitas formas para juntar o útil ao agradável. Uma delas é visitar o lugar dos seus sonhos e, de quebra, aprender ou aprimorar uma nova língua.

Outra delas é fazer a faculdade ou parte da faculdade em outro país. Ou, quem sabe, fazer uma pós-graduação?

Conhecer pessoas de outros países, ter novas perspectivas para a carreira que você quer construir, ver a vida de um jeito diferente…

A experiência internacional conta muito como uma vantagem na hora de se inserir no mercado de trabalho.

Nessa linguagem (quase) corporativa, isso quer dizer que, além de carimbar o passaporte, estudar fora também carimba uma super referência no currículo para aquela vaga de emprego que você sonha desde o primeiro semestre da graduação.

Ainda não está na faculdade? Então aproveite este conteúdo para conhecer as  portas que a graduação abre para estudar fora do país.

Se você já está na graduação ou cursa pós-graduação e quer buscar novos horizontes para a sua formação, o mundo é o seu destino, meu caro.

Afinal, o mundo é grande e não existem fronteiras para o conhecimento. Bora viajar e aprender?

O primeiro passo é sair da zona de conforto. Informe-se sobre as possibilidades para botar o pé na estrada – voar, navegar – rumo àquela que pode ser uma das melhores experiências da sua vida.

Quais são os benefícios de estudar fora?

O mundo é imenso. É injusto não conhecê-lo o bastante, juntamente com a sua diversidade científica e cultural. Os benefícios já começam por aí.

Ao estudar fora, você se insere num contexto completamente diferente, embora possa parecer muito parecido: língua, costumes e até a forma de aprender é diferente.

Conheça alguns benefícios que estudar fora pode proporcionar:

Idioma

Mesmo que você não queira viajar com o objetivo aprimorar o idioma, isso acaba acontecendo.

“Mas eu pretendo ir a Portugal”. Ótimo! No entanto, a possibilidade de interagir com colegas de diferentes lugares do mundo é imensa. Assim como a possibilidade de conhecer outros países a partir do seu país de destino.

Além disso, não esqueça: o português do outro lado do Atlântico é bem diferente do que o português que estamos acostumados.

De qualquer forma, ter um segundo (um terceiro, um quarto…) idioma já é requisito para a maioria das vagas de emprego. Para quem deseja seguir na área da pesquisa, principalmente.

Na La Salle Idiomas o aprendizado vai além da sala de aula 

Vale lembrar!

Estudar em escolas em idiomas (e ver série estrangeira sem legenda, quem nunca?) já é muito bom. Mas ter a experiência raiz, num país onde é a língua oficial, é diferencial.

Formação integral

Essa é a parte da sua formação pessoal. O mercado de trabalho valoriza cada vez mais a formação integral. O que é isso?

Essa palavra também vai para o caderninho de termos sofisticados que podem ser facilmente resolvidos.

Quer dizer que, além de ter um olhar diferenciado sobre o seu curso, você aprende a ter visão de mundo: a ser aberto para novos conhecimentos e somar experiências dentro e fora da sala de aula.

Lembra da vantagem competitiva? É isso.

Rede internacional de contatos

Aquele contatinho que merece ser salvo com nome e sobrenome na sua agenda, sabe?

Estudar fora tem esse benefício único que é apresentar o mundo através das pessoas. Seja um colega do próprio país, professores, ou outros estudantes estrangeiros.

As trocas em sala de aula, em trabalhos e pesquisas, podem resultar em grandes parceiros para a vida toda. Conhecidos podem se tornar referência na hora de buscar alguma novidade na sua área ou até mesmo se tornar conexão entre você e outros estudantes e profissionais.

Como estudar fora?

Quando alguém fala que vai estudar fora do país, já imaginamos o glamour de estudar respirando ar gringo. Claro que não podemos esquecer dos possíveis perrengues da viagem. Mas, calma, vai dar tudo certo!

O que não faltam são possibilidades de estudar fora. Fazer um intercâmbio de estudo e adquirir experiência no exterior é para todas as idades, gostos e estilos.

Estudar fora durante a faculdade

Germano Favin é estudante de Engenharia Ambiental na Universidade La Salle e fez Mobilidade Acadêmica na Corporación Universitaria Lasallista, em Medellín, na Colômbia.

Confira o que ele achou da experiência:

“Com o intercâmbio passei a enxergar minha formação de um jeito novo, pois é possível observar um método diferente de ensino ao que estamos acostumados no Brasil. Agregando isso a ter que aprender em outro idioma somou muito a minha vida profissional. Digamos que você passa para um próximo nível em questão de aprendizado, depois que você volta, aprender fica até mais fácil.”

 

Vale a pena?

Douglas Varerea é formado em Engenharia Ambiental e hoje cursa mestrado na Universidade La Salle. Quando estava nos últimos semestres de curso, embarcou para um intercâmbio também na Colômbia.

O destino não era a sua primeira opção. Ele mirou na Europa, mas como o Dólar estava em alta, refez o trajeto e acabou acertando em cheio no país latino. No final das contas, não poderia ter sido melhor.

A organização e planejamento fizeram toda a diferença. As mudanças de plano valeram a pena? Vejam vocês:

Quem pode estudar fora?

Semestralmente, na Universidade La Salle são oferecidas até 40 bolsas de incentivo à Mobilidade Acadêmica, com 100% de desconto nas mensalidade durante o período que o aluno estiver realizando o intercâmbio. Os requisitos para concorrer às bolsas são divulgados em edital específico, publicado no início de cada semestre letivo.

Conheça o Programa de Incentivo à mobilidade da Unilasalle

 

Para onde ir?

Se você quer ter uma experiência no exterior é porque provavelmente já ouviu falar de algum curso específico ou de alguma faculdade ou escola que seja referência na sua área. Se for assim, ótimo! Já temos boa parte do caminho andado.

A Universidade pode ajudar

As universidades costumam contar com agências próprias ou setores que tratam de assuntos de internacionalização.

Veja todas as possibilidades no setor de Mobilidade Acadêmica!

Aí é que mora a barbada. As universidades dominam o assunto e guardam um lugar especial para a experiência internacional dos estudantes.

Em outras palavras, as universidades:

  • possuem profissionais que trabalham exclusivamente para encaminhar processos de Mobilidade Acadêmica (anote, porque esse nome vai para nosso caderninho também).
  • contam com parcerias com instituições pelo mundo, o que facilita muito o encaminhamento de documentos e validação das disciplinas quando retornar.

E aí, a mala já está pronta?

Agora que você chegou até aqui e tirou as suas dúvidas, não deu ainda mais vontade de viajar?

Pezinho no Brasil e a cabeça lá longe, além-mar ou em terras mais próximas, mas cheias de experiências esperando por você. É bom você já ir preparando o cartão extra de memória. Momentos para registrar não vão faltar 😉