Já passou pela sua cabeça cursar a sua graduação no exterior? Conhecer culturas diferentes, aperfeiçoar um novo idioma, estudar naquela universidade incrível e ainda turbinar o seu currículo. Fazer faculdade em outro país pode parecer um sonho muito distante, mas com as ferramentas certas fica fácil de realizar!

Tenha em mente que organização e paciência são fundamentais, além de muita pesquisa, claro.


SAIBA MAIS
Estudar Fora: Tudo o que você precisa saber para viajar


Caminhos para a sua graduação no exterior

As oportunidades são diversas. Muitas universidades pelo mundo afora oferecem bolsas. Além disso, cada vez mais, faculdades brasileiras dão a opção de mobilidade acadêmica, permitindo que você faça alguns meses da sua graduação no exterior. Essa é uma experiência que traz muitos benefícios, tanto para o seu currículo, quanto para sua carreira profissional.  Claro, sem esquecer do seu crescimento pessoal, não é?.

Quer fazer uma graduação no exterior e não sabe nem por onde começar? Reunimos aqui algumas sugestões para você trilhar esse caminho. Veja com qual você mais se identifica!

Bolsas de estudo

Se você morre de vontade de estudar no exterior, mas acha que para isso precisa de muito dinheiro, calma, existem opções! Diversas bolsas de estudos são oferecidas anualmente para estrangeiros, seja por agências governamentais, fundações ou universidades.

Comece pesquisando sites de organizações, como o  Hotcourses Brasil. O portal é um verdadeiro banco de dados, onde você pode buscar gratuitamente por universidades, cursos e bolsas de estudo no exterior em universidades estrangeiras de 17 países – Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Irlanda, Suécia, Holanda, Alemanha, França, Itália, Singapura, Malásia, Hong Kong, Japão, Coreia do Sul e China.

Fique atento:

  • Prazo de inscrição
  • Regulamento dos editais
  • Critérios de seleção
  • Documentação exigida

Com tudo isso organizado, basta tomar coragem e aplicar sua candidatura. Quem não arrisca, não petisca!

Inscrição pelo Enem

Para quem sonha em estudar em Portugal, por exemplo, uma possibilidade muito boa para fazer sua graduação por lá é ingressar através da pontuação no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). Cada vez mais brasileiros estão fazendo esse percurso, viabilizado pelo governo do Brasil em prol da capacitação de seus estudantes.

É bom lembrar, entretanto, que esse acordo não contempla nenhum tipo de benefício financeiro aos interessados. Ou seja: você não ganha bolsa para se manter no País. O Enem funciona apenas como um meio de isentar você de fazer a prova de ingresso na universidade portuguesa que escolher. Dessa forma, é necessário que você se planeje financeiramente, pois mesmo as universidades públicas de lá são pagas.

A seleção é feita de acordo com o seu desempenho no exame e os pesos específicos para cada área variam conforme a universidade.  Portanto, quanto maior a sua nota, melhor!

Mobilidade acadêmica

Já é acadêmico, mas quer ampliar seus horizontes? É possível fazer uma parte da sua graduação em outro país, através de intercâmbios promovidos por programas de mobilidade acadêmica.

O primeiro passo é se informar se a sua faculdade possui convênio com outras instituições de Ensino Superior no exterior.

Você sabia?

A Rede La Salle está presente em mais de 80 países, nos quais possui mais de 70 Instituições de Ensino Superior. Ficou interessado em fazer parte da sua graduação no exterior?

Veja aqui mais informações!

Dicas extras!

Atenção!

  • Leia com muita cautela os editais e pré-requisitos para realizar sua graduação no exterior.
  • Preste atenção a todos os detalhes e verifique a documentação necessária em cada caso.
  • Seja qual for a modalidade que você escolher, ler com cuidado as regras e exigências é essencial para tudo dar certo.

Não é hora de ter preguiça, hein?

Organize-se!

Grandes decisões dependem também de pequenos passos, todos os dias.

  • Faça um planejamento (vale guardar na agenda, no computador e até na parede!).
  • Monte um cronograma semanal e siga à risca!

Realize uma ação por dia em prol do seu objetivo. Por exemplo: na segunda-feira, fazer pesquisa de universidades com cursos que interessam; na terça-feira, fazer a inscrição no curso de inglês; na quarta-feira, buscar informação na faculdade da minha cidade, e por aí vai.

Pratique!

Dominar o idioma do seu país de destino é fundamental para você ser selecionado para um intercâmbio universitário. Assim, além de escolher um país que fale uma língua que você já domina, é importante praticar. Que tal criar uma playlist só com músicas em espanhol se o seu sonho é estudar em Barcelona? Quanto mais expert você estiver, melhor!

Conecte-se!

  • Converse com pessoas que já fizeram graduação no exterior,
  • Leia blogs, reportagens e livros,
  • Assista a canais no YouTube com experiências reais.

Se conectar com histórias verdadeiras é essencial para solucionar dúvidas e, principalmente, se inspirar. Se elas conseguiram, você consegue também!

E então? Empolgado para fazer o curso dos seus sonhos e viver uma experiência internacional?