Ah, a vida adulta! Quem nunca sonhou em ser independente, se formar, fazer carreira, ter sucesso e ser reconhecido? Desbravar os mistérios (nem tão secretos assim) da graduação é um ótimo ponto de partida.

Mas, afinal, o que é graduação? Por que as pessoas falam tanto nisso? Se você tem essas dúvidas, chegou o momento de parar de contar carneirinhos, espreguiçar o corpo, passar uma água no rosto e acompanhar esse guia com tudo o que você precisa saber antes de entrar na faculdade.

O que é graduação?

Entender o que é graduação não mistério. Sabe quando as pessoas falam em fazer faculdade? Elas estão falando de cursos de graduação.

Graduação é o nome dado ao primeiro nível da formação superior, que é seguido dos cursos de pós-graduação

A pós-graduação contempla os cursos de Latu Sensu (especializações, MBA e BEM e mestrado) e de Stricto Sensu (mestrado, doutorado e pós-doutorado).

Fazem parte da graduação os já tradicionais cursos de Engenharia, Direito, Administração, Medicina, Pedagogia, por exemplo, entre outros que surgem de acordo com as demandas do mercado.

Todos os cursos têm o mesmo tempo de duração e dinâmica de aula, certo? Não! E essa é a melhor parte. A graduação no Brasil é organizada em três graus: bacharelado, licenciatura e tecnológicos.

Quais os tipos de graduação no Brasil?

A organização da graduação em diferentes graus não é um agravante na hora de escolher um curso. Muito pelo contrário.

São três possibilidades de formação profissional, que podem ser escolhidas de acordo com o você deseja em termos de tempo de curso e área de atuação.

Os bacharelados costumam ser mais longos pela própria densidade dos conteúdos. Eles têm uma média de quatro a seis anos para a conclusão.

Já os cursos de licenciatura podem ser concluídos em até quatro anos. São conhecidos como cursos para formação de professores. Os mais curtos são os de graduação tecnológica, que costumam durar entre dois e três anos, com abordagem mais prática e objetiva.

Que saber mais sobre a graduação tecnológica? Acesse Descubra qual faculdade mais rápida de se formar.

Além de graus, também existem modalidades de ensino. No Brasil, a exemplo de outros países, também existem: Presencial e Educação a Distância ou EaD. Esses graus (bacharelado, licenciatura e tecnológico) já são ofertados por faculdades também na modalidade EaD.

Graduação a distância

Cursar uma graduação na sala de casa, com a mesma qualidade de um feito presencialmente, já é possível. Trata-se da modalidade de Educação a Distância.

Apesar de parecerem óbvias, as principais diferenças entre as modalidades Presencial e EaD não se resumem a presença ou não em sala de aula.

A flexibilidade de horários (já que o aluno não precisa se programar para estar em sala de aula todos os dias na mesma hora e lugar que os colegas e professor), agregada ao conforto de não ter que fazer deslocamentos para participar das atividades, são os principais atrativos da modalidade.

Por outro lado, os alunos que fazem EaD costumam frisar que essas vantagens não tornam o curso mais fácil, pois eles também precisam ser mais responsáveis e gerir com mais dedicação e autonomia a própria formação.

Vale ressaltar que o certificado de EaD tem o mesmo valor do diploma de curso presencial.

Essas são somente algumas das características desse modelo. Se você quiser saber mais, pode consultar o conteúdo “Estudantes EaD: você tem o perfil?” e tirar todas as suas dúvidas.

Graduação no exterior

Estar matriculado numa universidade brasileira e fazer parte do curso no exterior é uma realidade.

Você já deve ter ouvido falar em intercâmbio. O intercâmbio durante a graduação é super comum e recomendado como experiência complementar à formação profissional.

Universidades costumam contar com agências próprias ou setores que tratam de assuntos de internacionalização. Se você sonha com essa viagem, vale a pena conferir os programas de intercâmbio disponíveis.

Como é a graduação-sanduíche?

O intercâmbio durante a graduação também é conhecido como graduação-sanduíche. Não, não é de comer, mas ajuda a saciar a fome de cultura e conhecimento de muitos alunos.

Universidades costumam contar com agências próprias ou setores que tratam de assuntos de internacionalização e cuidam da validação das cadeiras que forem feitas durante o intercâmbio.

Inclusive existem bolsas de mobilidade acadêmica que custeiam integral ou parcialmente o intercâmbio. Em alguns casos, até isentam o aluno de pagar as mensalidades da universidade enquanto estiver em viagem.

Graduação e as áreas do conhecimento

No Brasil, pasme, existem quase 100 diferentes cursos de graduação. Eles são ofertados pelas instituições de ensino de acordo com a infraestrutura e interesse de cada uma.

Claro, todos os cursos devem seguir normas estabelecidas pelo Ministério da Educação – MEC, contemplando disciplinas que atendam as diretrizes curriculares e de quantidade de horas-aula para cada situação.

Aí, vem aquela história que costumamos escutar de veteranos por aí: “fulano é da área da saúde” ou “beltrano é da área de humanas”.

Isso porque os cursos estão organizados em Áreas do Conhecimento. De acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ, do MEC, existem oito Áreas. Confira a lista de cursos de graduação:

Como nem todas as instituições oferecem todos os cursos, organizam, dentro das normas e regras dessa organização inicial, os cursos oferecidos dentro áreas de conhecimento específicas.

#comofaz para entrar?

O requisito geral para fazer uma graduação é ter sido aprovado no ensino médio. A forma de ingresso para estudar nas instituições (tanto públicas quanto privadas) é pelo vestibular.

O que costuma mudar é o formato de vestibulares: algumas instituições fazem provas de múltiplas escolhas e redação, outras somente redação.

Também existe o ingresso por meio de programas do governo, como Prouni, por meio da realização do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

Qual faculdade fazer

Agora que você leu esse texto e já sabe tudo sobre o que é graduação, fica a pergunta: você já sabe qual fazer?

Esse é um momento muito importante na vida de quem aspira uma carreira de sucesso e a última coisa que queremos é botar mais pressão nesse momento de escolha.

Por isso, temos um material para te ajudar a se conhecer melhor e escolher a melhor alternativa para o que você sonha. Acesse Qual faculdade fazer? Saiba como acertar na sua escolha.

Você conhece mais alguém que tenha essas dúvidas e queira saber mais sobre o que é graduação?

Compartilhe esse post no seu Facebook e compartilhe conhecimento!