Vale a pena ingressar em uma graduação após os 30 anos? Sim e, neste post, vamos te contar porquê

Você sabia que, segundo o Censo da Educação Superior de 2020, quase três milhões de pessoas acima dos 30 anos estão cursando ensino superior? As causas para buscar uma faculdade mais tarde são diversas. Seja qual for a sua, vamos te contar hoje que vale muito a pena cursar uma graduação após os 30 anos.

Graduação após os 30 anos

Motivo 1: você está mais maduro

Sabemos o desafio que é para um jovem de 16 anos escolher que carreira seguir. Nesta idade, temos pouca ou nenhuma experiência com o mercado de trabalho. Além disso, a falta de maturidade pode gerar escolhas que serão revistas mais tarde.

Por isso, escolher uma graduação após os 30 anos traz inúmeras vantagens. Você, provavelmente, já passou por uma ou mais experiências de trabalho. Já viveu desafios de vida que irão deixar sua experiência no ensino superior ainda mais rica. Essa maturidade profissional e de vida, certamente contará muitos pontos na hora de fazer escolhas durante a faculdade e na maneira como você vai aproveitar essa trajetória como estudante.

Motivo 2: você pode turbinar sua carreira

Um dos motivos para quem busca cursar uma graduação após os 30 anos é progredir na carreira. Segundo uma pesquisa Instituto Semesp com mais de 8 mil e 500 estudantes e profissionais já formados, realizada em 2021, houve alguma melhoria na vida pessoal ou profissional após a conquista do diploma para mais de 82,2% dos graduados. Entre elas, o aumento salarial. Caso você já atue na área que vai cursar graduação, as chances de ser promovido aumentam após um diploma.

Além disso, segundo dados do IBGE, a taxa de desemprego entre aqueles que concluíram uma graduação é 50% menor em relação às pessoas sem formação superior. Então, você também poderá agregar mais estabilidade para sua carreira.

Motivo 3: é hora de realizar seu sonho!

Para muitas pessoas, cursar faculdade aos 18 anos não é uma opção por questões financeiras. Se você precisou começar a trabalhar muito cedo e não pode se dedicar aos estudos, ainda dá tempo de realizar o seu curso superior cursando uma graduação após os 30 anos.

Ao cursar uma graduação na área que sempre sonhou você ganhará experiência teórica e prática que permitirão concorrer a vagas na área que sempre desejou, facilitando sua inserção no mercado de trabalho.

Motivo 4: ampliar networking

Durante a graduação você irá conviver com diversas pessoas, entre colegas, professores, pesquisadores, palestrantes e outros profissionais desta área. Isso ampliará sua rede de contatos, trazendo novas oportunidades no mercado de trabalho. Para quem pretende cursar uma graduação após os 30 anos, este é um grande benefício!

Se você está buscando novas oportunidades, esse networking certamente abrirá portas e possibilitará que você amplie seus horizontes para parcerias, cooperações e oportunidades.

Como ingressar?

Você está longe das salas de aula há algum tempo e não se imagina fazendo uma prova de vestibular? Tudo bem, isso não é problema! Na Unilasalle, são diversas as formas de ingressos para Graduação:

Redação Online: realize uma prova online e ganhe desconto de acordo com seu desempenho
2ª graduação: Diplomados interessados em fazer uma segunda graduação podem realizar a inscrição sem fazer o vestibular
Reingresso: Caso tenha iniciado sua Graduação em nossa Instituição, mas teve que trancar, nós ajudamos você a retomar os seus estudos com condições especiais

Ainda está em dúvida? Tem receio que a rotina na faculdade seja difícil?

Neste post a gente te conta quais são os desafios da graduação e dá dicas de como superá-los.