Nem sempre é fácil manter a concentração e foco nos estudos. Mas você sabia que algumas músicas ajudam a se concentrar nos estudos? São sempre muitas distrações como: sons do ambiente, da rua, notificação no celular, mas com a playlist certa você poderá aumentar a concentração e atenção.

Segundo o especialista em memorização Felipe Lima a música traz benefícios excelentes para a modulação da frequência mental e o estímulo da concentração. A dica que ele dá é de que o estudante experimente diferentes estilos de música, pois cada uma das pessoas reage de uma forma aos estímulos sonoros.

O nosso cérebro tem dois hemisférios: o esquerdo e o direito. E cada um deles tem uma função, enquanto o esquerdo está mais relacionado ao pensamento lógico e até mesmo à comunicação, o direito cuida da imaginação e fantasia. Achou interessante?

Lima ainda diz que o volume vai variar de acordo com o seu gosto. Que tal praticar? 

Qual o estilo ou tipos de músicas que ajudam a se concentrar nos estudos?

Alguns especialistas afirmam que a música com letra não é muito recomendada para a concentração e sim as composições que tenham apenas melodia. A explicação é que ler, escrever são atividades do lado esquerdo do cérebro, e a melodia seria captada pelo lado direito. Lembra que já comentamos sobre os hemisférios e sobre o que cada um é responsável? Se a canção tem letra e música, ela irá ativar ambos os lados tirando o seu foco no conteúdo que precisa ser estudado.


Conheça as diferenças entre os cursos tecnólogo, bacharelado e licenciatura


Quanto ao estilo, há quem diga que a música clássica, o jazz, trilhas sonoras de filmes, sons da natureza, ruído branco, entre outros, sejam a melhor opção para quem deseja se concentrar, mas essa escolha vai de cada um. E mesmo que em dias de provas de qualquer que seja o processo seletivo os fones de ouvido não sejam permitidos, durante o processo a música já cumpriu o seu objetivo.

O aplicativo de música Spotify tem inúmeras listas para ajudar na concentração. Separamos cinco listas de diferentes estilos, escolha a sua e dê o play:

 Foco no Estudo

Concentração Perfeita

Brain Food

Nature Sounds

Músicas para estudar

 

Já conhece os cursos de Graduação da Universidade La Salle?  Aqui o nosso foco é você. Acesse o nosso site.