Explicar o que é intercâmbio é cada vez mais fácil. Mas escolher qual o intercâmbio fazer sempre traz algumas dúvidas, afinal são muitas opções e possibilidades. O mais importante é ter em mente que morar fora proporciona aprendizados únicos que vão além de treinar um idioma ou de aprender uma habilidade nova.

Neste texto vamos explicar o que é intercâmbio, quem pode fazer e também apresentar os tipos de viagem que você pode escolher.

Se você achou que esse tal de intercâmbio era coisa complicada já pode ir mudando de ideia!

O que é intercâmbio

Intercâmbio significa troca; permuta. Quer dizer que você vai passar um tempo fora do seu país para aprender (e até ensinar!) algo –  pode ser um idioma, um esporte, um novo conhecimento técnico ou acadêmico ou mesmo uma profissão.

Até um tempo atrás o intercâmbio funcionava assim: você poderia se hospedar na casa de uma família do país escolhido, mas em troca a sua família deveria hospedar um jovem estrangeiro.

Hoje não funciona mais assim. Você é livre para morar em quantos países quiser sem a obrigação de hospedar alguém na sua casa – mas claro que isso também pode ser  bem legal, não é?

O mais importante é saber o que um intercâmbio proporciona e como ele pode mudar a sua vida. Sim, ele pode! Além de aprender algo novo, você vai conviver com uma cultura diferente da sua, com valores e pessoas diferentes. E isso já é uma super bagagem para levar de volta para a casa.


Estudar fora


Quem pode fazer intercâmbio

Intercâmbio é para todos, não importa a idade.

Então, se você quer saber com quantos anos pode fazer intercâmbio, a resposta é: com a idade que você achar adequada. Claro, se você for menor de idade é preciso da autorização dos seus pais.

Existem programas de intercâmbio para crianças a partir de 10 anos, por exemplo. Mas se você tiver 65 anos vai ser totalmente bem-vindo também. Ou seja, existem opções para todas as idades e objetivos.

Vamos explicar melhor os tipos de intercâmbio para que você entenda sobre o que estamos falando.

Tipos de intercâmbio

Não vão faltar opções quando você quiser decidir qual tipo de intercâmbio fazer. Tem para todos os gostos, idades, objetivos e bolsos.

Confira os principais tipos de intercâmbio:

Curso de Idioma

Este programa de intercâmbio é ideal tanto para quem quer aprender um novo idioma quanto para quem já domina a língua estrangeira e precisa fazer curso preparatório.

Fazer uma imersão no país que tem como língua nativa aquela que você deseja aprender vai ajudar muito na hora de ganhar fluência. Além, claro, da experiência que você ganha vivendo por um tempo em uma nova cultura, aprendendo todos os dias.

Um intercâmbio de línguas pode durar semanas ou meses. Tudo vai depender do seu tempo, da sua disposição e, claro, do seu “budget”.

É indicado para jovens e adultos. Não interessa a sua idade: sempre é tempo de aprender a “parlar another idioma, oui”?

High School

Adolescentes entre 14 e 17 anos podem estudar fora no modelo de High School. O estudante passa entre 1 e 2 semestres do ensino médio no exterior, em uma escola pública ou privada, dependendo do país.

Por ser jovem, fica mais fácil aprender o idioma do país de destino sem dificuldades. Interagir com outros alunos estrangeiros também é uma vantagem e ajuda a praticar o idioma.

Formação Profissional (graduação e pós-graduação)

Fazer parte da graduação ou pós-graduação no exterior é uma excelente opção para os maiores de idade, a partir de 18 anos – calma, você não está velho (ainda!).

Vamos chamar de intercâmbio para adultos, certo? Parece chique.

Informe-se sobre os programas de intercâmbio na sua universidade. Geralmente, existe o setor de Mobilidade Acadêmica. Lá, você pode tirar todas as suas dúvidas sobre a possibilidade de estudar fora por um período. Os universitários chamam de sanduíche – mas não é de comer, ok? Você pode fazer uma graduação-sanduíche ou um mestrado-sanduíche, por exemplo.

Existem, inclusive, bolsas que custeiam integral ou parcialmente o intercâmbio. O aluno pode ficar isento de pagar as mensalidades da universidade enquanto estiver em viagem. Já pensou?

Se você desejar, também pode optar por fazer todo o período do curso no exterior. Quem busca uma vivência mais intensa com outra língua e com outra cultura escolhe um período mais longo.

Tudo vai depender do seu objetivo. Peça ajuda na sua universidade para saber sobre as opções disponíveis.

Estudo + Trabalho

Você pode escolher por trabalhar durante o período do seu intercâmbio. Pode ser um trabalho remunerado ou não.

Isso vai depender do país de destino e do tipo de estudo que você optar. Alguns países são mais burocráticos do que outros na hora de contratar estrangeiros – mesmo que seja por um programa de intercâmbio.

Trabalhar enquanto estuda permite que você conviva mais com habitantes locais e também com outros estrangeiros. Você vai viver uma experiência diferente, praticar o idioma e suas habilidades e conhecer muita gente legal.

Muitas agências de intercâmbio oferecem essa opção. Informe-se!

Voluntariado ou Volunturismo

O voluntariado é uma ótima escolha para quem deseja aprimorar um idioma enquanto ajuda quem precisa. Ele pode ser realizado, por exemplo, durante o seu período de férias e, por isso, vem sendo chamado de volunturismo.

Já pensou em poder ajudar pessoas e fazer a diferença real no mundo? Se esse é o seu chamado, as opções são muitas. Trouxemos algumas para você já ir pensando:

  • Ensinar o seu idioma para crianças em escolas na África;
  • Cuidar de animais em reabilitação na Europa;
  • Participar de projetos sociais que promovem o esporte nos EUA;
  • Participar de projetos que proporcionam saúde à comunidade na Ásia.

Você também pode ajudar uma instituição com os conhecimentos da sua área, caso esteja na graduação ou já seja formado. Atualmente já existem agências de intercâmbio especializadas em volunturismo.

O tempo de intercâmbio vai depender do tipo de trabalho voluntário a ser realizado e da necessidade da organização que for acolher o voluntário, mas varia desde poucas semanas até meses.

Au Pair

Se você gosta de crianças e quer viver uma imersão no país desejado você encontrou o seu tipo de intercâmbio.

O Au Pair é um programa apenas para mulheres. Você vai viver na casa de uma família e tomar conta das crianças. É uma opção que exige responsabilidade e também tem alguns pré-requisitos.

São alguns dos requisitos:

  • ter entre 18 e 26 anos;
  • comprovar experiência anterior com crianças;
  • apresentar boas condições de saúde;
  • não ter antecedentes criminais;
  • disponibilidade para morar pelo menos 12 meses fora do país.

Como definir o destino

Definir o destino da sua viagem é a parte mais difícil, mas ao mesmo tempo divertida, do processo.

Fácil, não é?

Também não tem mistério descobrir qual é o melhor intercâmbio para você. Quer ver?

Faça nosso quiz e tire as suas dúvidas!