Um dos desafios dos jovens que acabaram de concluir o Ensino Médio é decidir a profissão que gostariam de seguir. Ou depois já no curso de graduação, vem as incertezas sobre a escolha do curso: será que é esta a profissão que eu quero? Onde vou atuar?  Se você também tem estas e outras dúvidas, algumas reflexões e dicas podem te ajudar a escolher sua profissão sem traumas.

A agente de atendimento do Unijobs da Unilasalle, Nicole Roza é estudante do 8º semestre do curso de Psicologia conta que no caso dela, a escolha foi feita por meio de pesquisas na área em que ela mais se sentia atraída como pedagogia, psicopedagogia até chegar em psicologia. Entender como os profissionais podem atuar, autoconhecimento e testes vocacionais a ajudaram na escolha.

No Unijobs, Nicole auxilia no processo de assessoria e orientação de carreira e segundo ela, muitos estudantes chegam sem conhecer o mercado de trabalho. “Podemos identificar que não há essa pesquisa antes da escolha do curso, quando já estão na graduação, eles nos procuram para entender como se colocar no mercado, onde procurar vagas, onde podem atuar e também a questão do autoconhecimento”, explica.


Os principais pontos que precisam ser avaliados para escolher uma profissão:

1. Autoconhecimento

Quais são seus pontos fortes e fracos? Quais habilidades eu possuo? O que eu tenho mais facilidade em fazer e quais as minhas dificuldades

2. Identificação com as atividades:

O que atrai a minha atenção?

3. Faça o teste vocacional:

Ele vai ajudá-lo a identificar melhor os seus interesses

4. Pesquise sobre a profissão pretendida:

Desta forma você saberá qual curso ou cursos será necessário para a sua formação

5. Pesquise sobre as opções de mercado de trabalho:

Quanto ganha esse profissional? Quais as possibilidades da área?

 

Mas afinal, porque é tão difícil escolher uma profissão sem traumas?

De acordo com Sofia Esteves, fundadora e presidente do conselho do Grupo DMRH, empresa responsável por identificar talentos com experiência e conectá-los às empresas e oportunidades de carreira, o desafio em escolher uma profissão começa justamente pela falta de conhecimento de si mesmo.

Além disso, o momento desta escolha é rodeado de várias outras decisões e o jovem pode se sentir pressionado. A diversidade de cursos de graduação ou técnicos, o desejo da família, a opinião dos amigos, tudo isso dificulta a decisão.

O mercado das profissões está cada vez mais exigente e segundo ela, é preciso pesquisar sobre as áreas de conhecimento, para entender que caminho a profissão irá levar.

Como saber qual área combina com você

“Além das pesquisas, buscar um profissional de orientação de carreira pode ser uma ótima alternativa, afinal, ele poderá auxiliá-lo na compreensão dos vários fatores que você deverá considerar antes de fazer sua escolha, por exemplo, aspectos familiares, sociais e, principalmente, pessoais”, Sofia Esteves para a Revista Exame.

Quer saber mais sobre os cursos e as áreas de conhecimento? Nós te ajudamos. Acesse o link: Cursos de Graduação Unilasalle