Você sabe qual a diferença entre Prouni, Fies e Sisu? Ou que são programas de acesso ou de financiamento que podem oportunizar o ingresso à faculdade pública ou privada? Nós vamos te explicar.

Sabemos o quanto é importante estudar, cursar uma faculdade e assim ter uma perspectiva muito melhor de futuro e sucesso na profissão que escolhemos seguir. Então vamos falar sobre as possibilidades de ingressar no Ensino Superior por meio dos programas federais que auxiliam que mais pessoas possam ter acesso à graduação.

Quer saber como funcionam o Sisu, o ProUni e o Fies? Entenda as diferenças e também o que eles têm de semelhanças.

Vamos começar com o que eles têm em comum:

Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e exigem desempenho mínimo para se candidatar

As inscrições são gratuitas

São realizados por meio de processo seletivo

As inscrições são feitas via internet

Nesse artigo, nós te contamos as vantagens e soluções oferecidas pela Unilasalle

Qual a diferença entre Prouni, Fies e Sisu? Conheça os programas

ProUni (Programa Universidade para Todos)

Para ingressar em instituições privadas de Ensino Superior, o MEC oferta bolsas de estudo, por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni). As bolsas de estudos podem ser parciais ou privadas.

Quem pode participar: O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Já para a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.

Conheça o PROUNI

O Ministério da Educação já publicou as datas de inscrições para a Bolsa ProUni do primeiro semestre que será de 28/02 até 03/03/2023. O resultado da primeira chamada está previsto para o dia 07/03.

Deixe seu interesse e enviaremos as informações atualizadas sobre a abertura das inscrições: Manifeste Interesse

FIES (Fundo de Financiamento Estudantil)

O Fundo De Financiamento Estudantil (FIES) é um programa governamental de financiamento voltado para alunos de baixa renda que desejam se inscrever em faculdades privadas. Principalmente, a sua criação teve o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior pela população brasileira.

O conceito do programa é auxiliar os alunos a pagarem as suas faculdades para, após se formarem, quitar essa dívida de forma gradual e modulada, de acordo com a sua condição social.

Quem pode participar: Poderá se inscrever no FIES, o candidato que tenha participado do ENEM, a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.

Conheça o FIES

Sisu (Sistema de Seleção Unificada)

Se o seu objetivo é ingressar em uma instituição pública? O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferta vagas em instituições federais (universidades e institutos) e demais públicas, que podem ser estaduais ou municipais.

Quem pode participar: Todos os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição mais recente antes do processo seletivo do Sisu, obtiveram nota na prova de redação maior do que zero e não declararam estar na condição de treineiro ao se inscrever no Enem.

Conheça o SISU

Fique atento!

Estes são os principais programas e é preciso entender as exigências de cada um e em qual deles você se encaixa. É importante ficar atento aos prazos, o ProUni, por exemplo, tem o prazo para inscrições bem curto.

E aí? Já explicamos um pouco sobre os programas, qual curso escolher? Saiba mais sobre os cursos e as áreas de conhecimento no link: Cursos de Graduação Unilasalle