Na hora que escolher uma formação superior você pode optar por tecnológico, bacharelado e licenciatura. Mas você sabe qual a diferença entre cada um?

As três opções conferem diplomas de nível superior, porém a duração, os conteúdos e os focos profissionais de cada uma são distintas. O bacharelado forma um profissional mais generalista, que pode atuar em diversas áreas. A licenciatura tem como objetivo formar professores. Já o tecnólogo tem uma formação bem focada em necessidades pontuais do mercado. Vamos conhecer mais sobre essas diferenças?

Diferença entre curso tecnológico, bacharelado e licenciatura

O que é bacharelado?

O bacharelado é um tipo de graduação que forma profissionais generalistas. Pode ter duração de 4 a 6 anos. Ao longo deste período, o estudante terá disciplinas práticas e teóricas e, depois de formado, estará preparado para atuar em diversos ramos profissionais.

Para quem é destinado o bacharelado?

Essa é uma boa opção para o estudante que já sabe em qual área gostaria de atuar, mas ainda não tem certeza sobre qual atividade exercer. Isso porque durante o curso você terá contato com diversos ramos de uma mesma profissão.

São cursos de bacharelado:

Administração
Arquitetura e Urbanismo
Ciências Contábeis
Ciência da Computação
Direito
Educação Física
Enfermagem
Engenharia
Fisioterapia
Psicologia
Relações Internacionais

O que é licenciatura?

Se você sonha em ser professor, a licenciatura é a sua escolha! Neste curso, além de disciplinas específicas da área, o aluno terá aulas sobre didática e pedagogia. Alguns cursos oferecem tanto o grau de bacharel, quanto licenciado. Neste caso, as turmas são divididas a partir da metade da graduação. Os alunos que optarem por bacharelado passarão por uma formação voltada ao mercado, enquanto os que optarem por licenciatura terão a formação focada na atuação em sala de aula. As licenciaturas duram entre 4 e 5 anos.

Para quem é destinada licenciatura?

A licenciatura é destinada para estudantes que sonham em seguir uma carreira como professor em escolas de ensino fundamental e médio. Além disso, caso continuem os estudos até o Mestrado e Doutorado, podem atuar na educação superior. O diploma de licenciado também abre muitas portas para interessados em fazer concursos públicos.

São cursos de licenciatura:

Ciências Biológicas
Educação Física
Filosofia
História
Letras
Matemática
Pedagogia
Teologia

O que é tecnólogo?

O foco do tecnológico é uma formação mais direcionada às necessidades do mercado e conta com uma carga horária intensa de disciplinas práticas. Esses cursos são organizados por eixos tecnológicos. Os tecnólogos formam profissionais para atuarem atendendo as demandas das empresas em setores e departamentos específicos.

Para quem é destinado tecnológico?

O tecnólogo é destinado aos estudantes que já sabem que ramo desejam seguir dentro da sua área de atuação. Com o diploma, além de acessar o mercado de trabalho, o estudante está apto para realizar uma pós-graduação e participar de concursos que exijam nível superior.

São cursos tecnológicos:

Gestão Comercial
Gestão da Qualidade
Gestão da Produção Industrial
Gestão da Tecnologia da Informação
Gestão de Recursos Humanos
Gestão Financeira
Gestão Pública
Logística
Processos Gerenciais

Qual escolher?

A sua escolha vai depender do seu perfil pessoal e do que deseja para sua carreira. E não é porque seus amigos vão optar por bacharelado, que você não pode se encontrar num curso tecnológico e vice-versa. O mais importante nesta etapa é exercitar o autoconhecimento e pesquisar todas as opções.


Nesse conteúdo a gente te conta como descobrir que área combina com você


Seja qual for a sua escolha, a Unilasalle é uma ótima opção para o ensino superior presencial e a distância. Conheça nossos cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogos.