“Trancar a faculdade? Ah, mas na sua idade eu já tinha diploma, casa própria e carro!”

Caro leitor, se você é uma das pessoas que já ouviu isso (com as possíveis variações com outras conquistas), você não está sozinho.

Trancar ou não a faculdade é uma decisão importante e pode ser estratégica na construção da sua carreira, fato. Também é fato que essa decisão não precisa ser nada traumática, aliás, muito pelo contrário!

Esse processo pode ser bem menos complicado do que você está pensando. Por isso, esse post foi feito para sanar todas as suas dúvidas sobre como e quando pode ser feito o trancamento.

O que é o trancamento de matrícula?

O trancamento surge como uma opção para quem, por inúmeros motivos, decide dar um tempo nos estudos.

Neste caso, o estudante interrompe formalmente o curso (seguindo os protocolos de cada instituição de ensino), com a intenção de retomar de onde parou. Isso sem perder o vínculo com a faculdade.

Geralmente essa solicitação é semestral e deve ser renovada também semestralmente, caso haja a necessidade.

O assunto é descomplicado, mas é sério: ao trancar, o aluno provavelmente terá um tempo limite para ficar afastado da instituição/número limitado de renovação de solicitação de trancamento.

Isso não é por acaso, não! Tampouco a faculdade está de cara com quem acessa a esse direito. Acontece que interromper os estudos por um tempo muito estendido pode comprometer a formação do aluno.

Explicamos: atualizações de currículos dos cursos acontecem com certa regularidade, para atender diversas demandas do mercado e exigências atualizadas do Ministério da Educação – MEC.

Nesse movimento, o estudante pode acabar “perdendo” disciplinas que já tenha cursado ou mesmo ficar com um currículo defasado. Não é descartada a necessidade de ter que recuperar essas disciplinas ou até currículo para validá-lo posteriormente.

O trancamento também pode implicar na continuidade de pagamento mensal ou de outro valor para manter o vínculo e garantir a vaga. Se por acaso o aluno tiver feito o pagamento de forma integral, poderá solicitar o reembolso de valor.

Na verdade existem muitas variáveis quanto ao protocolo de cada instituição. Por isso, antes de qualquer decisão, as normas da universidade devem ser consultadas. O mesmo vale para saber dos pormenores da retomada da matrícula, para evitar surpresas.

Trancamento de matrícula e cancelamento de matrícula é a mesma coisa?

As duas solicitações são bem parecidas, mas na prática servem para coisas bem diferentes.

O estudante pode solicitar o cancelamento de matrícula a qualquer momento e, ao contrário do trancamento, o cancelamento efetivamente cancela o vínculo com a faculdade.

Enquanto o trancamento funciona como “um tempo”, o cancelamento é tipo término de namoro: não dá mais certo por vários motivos, então é necessário seguir por novos horizontes, cada um o seu caminho.

Claro, como nos relacionamentos, existe a possibilidade de o ex-estudante voltar à mesma universidade em outro momento. Para tanto, deverá passar novamente pelo processo seletivo da instituição, seja vestibular ou outra forma de ingresso. Afinal, relacionamento novo, vida nova.

Trancar a faculdade ou não?

Ah, dúvida persistente! Agora, que já explicamos o que é o trancamento de matrícula e a diferença para o cancelamento, vem mais um questionamento: trancar a faculdade ou não?

Tudo depende da situação, pequeno gafanhoto. O que importa é que existe essa opção e ela pode te ajudar em momentos de mudanças de rumos de vida, por exemplo.

Se existe a oportunidade de trancar, sem precisar desistir da faculdade, por que não? Tem momentos que realmente fica complicado conciliar tudo, entendemos.

Mas, vamos pensar em coisas boas? E se esse motivo para trancar for uma viagem de estudos, por exemplo?

É super comum (e cada vez mais recomendado) o intercâmbio durante a graduação. Ele pode ser feito com ou sem o intermédio da universidade e isso pode implicar no trancamento ou não da matrícula. Entenda as diferenças:

Trancar a faculdade para fazer intercâmbio

As próprias universidades costumam contar com setores que tratam de assuntos de internacionalização e validação de disciplinas.

As universidades também têm parcerias com outras instituições, o que pode tornar o processo mais fácil. Por exemplo, algumas liberam o estudante do pagamento da mensalidade enquanto estiver fazendo o intercâmbio. Quando o estudante retorna é vida que segue normalmente.

Esse movimento é válido quando o estudante opta pelo intercâmbio para fazer parte da graduação ou algum curso complementar no exterior.

Porém, também existem agências específicas que só trabalham com outros tipos de intercâmbio seja estudo de Língua Estrangeira (para diferentes idades), cultural ou para realização de cursos diversos.

Essas viagens podem ter vários períodos de duração diferentes. De semanas até um ano completo. Nesse caso, sem vínculo ou intermédio da universidade, vale considerar o tempo de aula que seria perdido.

A lista de chamada de aula não é brincadeira: além das notas, todos os alunos precisam garantir um mínimo de presença em sala de aula para ser aprovado.

Se esse for o seu caso, procure os setores de atendimento ao aluno ou converse com o coordenador do seu curso para saber o quanto as ausências te prejudicam.

Como o trancamento interrompe as aulas, não gera ausência, sendo assim indicado para viagens mais extensas.

Trancamento na Educação a Distância

Os cursos de Educação a Distância – EaD, assim como os presenciais, precisam cumprir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, estabelecida pelo Ministério da Educação – MEC.

Os alunos de EaD também têm o direito de trancar a matrícula e, em geral, o procedimento e requisitos são os mesmos da modalidade presencial.

O trancamento e os benefícios: Fies e Prouni

As instituições contam com programas de bolsas e de financiamento para facilitar o ingresso e custeio dos estudos.<

Um deles é Fundo de Financiamento Estudantil – Fies, do MEC. Ele é destinado aos estudantes matriculados em cursos superiores de instituições privadas.

O trancamento do Fies não acontece automaticamente quando solicita o de matrícula. Aliás, o estudante poderá solicitar a suspensão do financiamento uma única vez e pelo prazo máximo de um ano. No site do Fundo tem os detalhamentos do processo.

Já o Programa Universidade para Todos – Prouni, também do MEC, destina bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação de instituições privadas, considerando o desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

Ao trancar a matrícula, deverá solicitar a suspensão do usufruto da bolsa. O usufruto é o procedimento semestral de renovação de bolsa, feito pela própria universidade.

Vale ressaltar que o período em que a bolsa ficar suspensa é considerado como utilizado pelo estudante, ou seja, não para de contar do seu prazo total de bolsa enquanto estiver parado.

Não tranquei a faculdade. E agora?

Calma, caro desbravador do ensino superior! Para tudo tem um jeito.

Quando o estudante para de estudar durante o semestre, ultrapassa o número limite de ausências, não realiza as avaliações e não prestam nenhum esclarecimento à Instituição, ele infelizmente perde o semestre. So true story.

Porém, se não realizar a matrícula no novo semestre, geralmente já é considerado pelas instituições como aluno em trancamento de matrícula.

E como ficam os prazos? É necessário formalizar? Isso o aluno deve tratar diretamente com a instituição e logo que possível! Depois de se dedicar para ser aprovado nos programas, não vale colocá-los em risco, não é?

Trancar ou não, eis a questão!

Neste texto explicamos o que é o trancamento, como solicitar, os principais benefícios e consequências desse processo.

Se você chegou até aqui é porque realmente está considerando solicitar o trancamento. JURAMOS que não queremos confundir a sua cabeça, mas acreditamos que informação (boa) nunca é demais.

Por isso, temos mais conteúdos para te ajudar a pensar bem essa decisão: outro caso comum que faz com que os alunos optem pelo trancamento, por exemplo, é o descontentamento com o curso ou instituição.

Parar para pensar faz bem, mas o próximo passo depois desse “tempo” pode ser uma possível transferência. Se você quiser saber mais sobre isso, acesse nosso material Começou a facul e não gostou? Transferência de faculdade pode ser uma opção.