Vestibular. Leu essa palavrinha e a terra tremeu ao seu redor?

Normal, não é só com você que isso acontece. Chega mais que temos boas notícias para você.

De acordo com o dicionário, há muitas gerações que o vestibular tem o mesmíssimo significado: um exame que antecede o ingresso num curso superior.

Na prática, o vestibular serve como uma das portas de acesso para a vida acadêmica (termo que você, se optar pela graduação, ouvirá muito).

Também há gerações que as pessoas perdem o sono pensando no tão temido vestibular que, cá entre nós, não precisa ser encarado dessa forma.

Por isso, esse material vai te apresentar o que é o vestibular, como ele funciona e para que serve.

Acompanhe o post e saiba por onde começar!

O que é vestibular

Retomando: vestibular é o processo seletivo realizado pelas instituições de Ensino Superior (Faculdades, Centros Universitários e Universidades) para o ingresso de novos alunos.

Ou seja, serve para que os estudantes, que já tenham concluído o Ensino Médio, possam fazer algum curso de graduação.

Definindo o curso e a instituição

No momento da inscrição no vestibular, você deverá indicar para qual curso está concorrendo.

Explicamos:

A prova é como um processo seletivo. As faculdades disponibilizam um número máximo de vagas para seus cursos.

O número integral dos candidatos que se inscreveram e estão aptos a participar, faz o vestibular para concorrer às vagas oferecidas.

A classificação é o resultado da soma de pontos feitos, em ordem decrescente de pontuação.

É daí que rola aquela faixa ostentação (muito justa) de “bixo – 1º lugar” no habitat de quem passa no vestibular.

Do que o vestibular se alimenta

Ao contrário do que se diz por aí, o vestibular não se alimenta (só) das suas lágrimas. Bora pensar positivo?

Primeiro, porque não existe regra. Em geral, é uma prova com modelos estabelecidos pelas próprias instituições, sobre os conteúdos aprendidos no Ensino Médio. Por exemplo: algumas fazem prova de redação e de múltipla escolha e outras só de redação ou só de múltipla escolha, por exemplo.

Também existem as provas práticas, para analisar habilidades específicas. Isso costuma acontecer em cursos como Moda, Artes e Design, por exemplo.

Embora o objetivo do vestibular não tenha mudado com o passar do tempo, os formatos, sim.

Principalmente com o avanço dos recursos tecnológicos e do acesso a eles, surgiram novos tipos de vestibular.

Se um dos segredos para ir bem na prova é manter-se informado, evitando surpresas indesejadas, confira os tipos de prova que existem por aí.

Vestibular tradicional

Voltando às origens do vestibular, quando haviam menos opções de instituições, de cursos e, consequentemente, de vagas, as universidades realizavam apenas um processo seletivo por ano.

Isso ainda costuma acontecer em instituições públicas, onde a concorrência é muito maior, pelos cursos serem gratuitos.

É esse movimento que define o vestibular tradicional: data, hora e local definidos anual ou semestralmente para realizar a prova na universidade de interesse.

Falando em semestral, esse é um ótimo momento para falar de vestibular de verão e vestibular de inverno

A diferença entre esses dois vestibulares é… a época em que eles acontecem e o período de entrada. Sim, é basicamente somente isso!

A intenção não é complicar, mas facilitar o entendimento das entradas semestrais. O mais comum é ver eles representados pelo ano da realização barra edição.

Por exemplo: 2018/1, realizado no final do ano, para a entrada no início do ano seguinte. Já 2018/2 identifica que a entrada será no inverno ou metade do ano.

Saindo dos tipos mais antigos e tradicionais de vestibular, para os mais modernos e que ganham cada vez mais força: você já ouviu falar do EaD?

Vestibular a distância

Cursar uma graduação na sala de casa, com a mesma qualidade de um feito presencialmente, já é possível. Isso acontece por meio da modalidade de ensino chamada de Educação a Distância.

Assim como a aula acontece de um jeito diferente, o vestibular também. Para ingressar na modalidade a distância, algumas instituições que têm as duas modalidades seguem o vestibular tradicional, aliando outras formas de ingresso.

Vestibular agendado

Uma dessas formas é a prova agendada. Embora também aconteça na modalidade presencial é mais comum para a modalidade EaD.

Neste caso, o candidato escolhe a melhor data e horário para a realização da prova, normalmente dentro de uma grade já disponibilizada pelas faculdades. A prova acontece ou nas instituições ou nos polos EaD.

Vestibular eletrônico

Falando em facilidades, se você acha que só de papel e caneta esferográfica de corpo transparente que se faz uma prova, está na hora de rever conceitos.

O pensamento sustentável está aí e nada mais justo do que brotar das universidades, fontes de conhecimento e ideias legais, iniciativas para tornar esse pensamento uma realidade.

O vestibular eletrônico faz justamente isso: ao invés de imprimir as provas, cadernos de respostas, rascunhos e etc, o vestibulando resolve tudo no computador.


Conhece o vestibular online?

Ele é uma das possibilidades do eletrônico. Geralmente o candidato se inscreve, recebe algum tipo de código no e-mail para acessar um campo específico do site da instituição. Ao inserir o código, tem um tempo limite para resolver a prova e dar o “enter” para entregar o resultado.

Recapitulando: para fazer qualquer uma dessas opções e ingressar na faculdade, o candidato precisa ter concluído o ensino médio, correto? Correto. E se desse para fazer antes? Surpresa: é possível, sim!


Vestibular seriado

A questão não é só fazer o vestibular antes de ter concluído o ensino médio. É até comum estudantes fazerem vestibulares antes, para estarem preparados para quando for real/oficial. A questão é fazer antes e ter validade para ingressar nas instituições.

Existe um tipo de vestibular chamado seriado que facilita isso. Ele é opcional e realizado por meio de parcerias entre instituições de Ensino Médio e Superior.

Consiste na aplicação da prova ao final de cada ano do Ensino Médio, sobre os conhecimentos de cada um deles. O resultado é uma média das notas.

Essa modalidade de vestibular dá uma mãozinha para os alunos que podem estudar os conteúdos anuais para prestar a prova.

Outro tipo de vestibular que visa minimizar a tensão pela faculdade é o unificado. Só que ele funciona de um jeito bem diferente do seriado.

Ao invés de várias provas, o unificado consiste numa única nota concorrendo para várias instituições e cursos.


De olho no Sisu!

Existe um programa do governo federal que, literalmente, unifica esse processo. O nome dele é Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido pela sigla Sisu, do Ministério da Educação (MEC).

O Sisu se utiliza da nota do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Pode se inscrever para até duas vagas disponibilizadas pelo programa quem fez o Exame da edição mais próxima.

Ou seja, o candidato à vaga não precisa realizar prova do vestibular. Somente com a nota do Enem, e estando dentro dos critérios do MEC, pode concorrer a um lugar ao sol no ensino superior.

Mas o Sisu dá bolsa de estudos, LaSalleBlog? Não, querido leitor. Porém, existem programas que usam a nota do Enem e ainda podem dar bolsas para os estudantes.


Faculdades gratuitas

Ouvir “bolsa de estudo” chega a dar paz no coração! Quem nunca quis?

Além dos programas internos das próprias faculdades, existe o Programa Universidade para Todos – Prouni.

Ele também usa a nota do Enem, porém, para conceder bolsas de estudos integrais e parciais em instituições de Ensino Superior privadas.

Vale avisar os navegantes que esse programa é destinado aos alunos que cursaram o Ensino Médio em rede pública ou particular como bolsistas integrais.

As vagas são super concorridas e a liberação acontece semestralmente. Por isso, os candidatos precisam se esforçar e dedicar um pouco mais do seu tempo aos estudos pré-provas.

Uma das maneiras de fazer isso é fazendo cursinhos pré-vestibular. Eles são muito conhecidos e funcionam como aulas de reforço de conteúdos do Ensino Médio.

Muitas pessoas fazem tanto para irem bem no Enem, quanto em faculdades federais e até particulares mais concorridas.

Embora a maioria dos cursinhos sejam pagos, já existem aqueles que são totalmente gratuitos (geralmente tocados por projetos de voluntariado e estagiários curriculares), e outros que oferecem vagas gratuitas.

Qual a diferença entre vestibular e Enem?

Já que estamos falando nisso, vale fazer uma pausa para explicar as principais diferenças entre o vestibular e o Enem. Começando por: eles não são a mesma coisa!

Já apresentamos os vários tipos de vestibular, que são formas seletivas de ingresso nas instituições de ensino.

Enquanto o vestibular é promovido pelas próprias instituições, o Enem é uma ferramenta de avaliação do rendimento dos alunos e qualidade do Ensino Médio no Brasil.

Como bônus, disponibiliza o resultado de quem se destaca – ou atinge a média mínima exigida – para concorrer a vagas e bolsas de estudo em universidades, tanto públicas quanto privadas.

Bora estudar!

Nesse texto, você pode conhecer os tipos de vestibular e, esperamos, tenha afastado de vez o medinho desse momento que é para ficar marcado na sua história, mas de um jeito bem feliz!

Agora, bora pensar na graduação: você já sabe o que quer ser quando crescer?

A graduação é um dos caminhos para realizar os seus sonhos e metas profissionais, mas não definirão a sua carreira. O caminho se faz caminhando: é a sua trajetória se constrói durante a formação e empenho pós-graduação.

Por isso, antes de se inscrever no vestibular, escolha com carinho entre os cursos de graduação.

Dica de ouro: pense nos seus gostos (aquilo com o qual você tem afinidade) e nas suas aptidões (suas habilidades). Um profissional que não alia as expectativas reais de remuneração à realização pessoal com o exercício da sua formação, não é completo!

Quer conhecer os cursos de graduação? Então confira o texto Graduação: tudo o que você precisa saber antes de entrar na faculdade.