Tá difícil escolher qual área profissional seguir? Confira quatro passo que podem te ajudar!

Imagina abrir um cardápio para escolher seu almoço e ter dezenas de opções? Você gosta de algumas opções. Sabe que outras não vai gostar. Algumas estão dentro do que você pode pagar, outras não. Se escolher tal opção, poderá até dividir com seus amigos que estão na mesa e vão escolher o mesmo prato. Ainda assim, parece impossível escolher entre tantas opções, não é mesmo?

É mais ou menos esse o sentimento de quem escolhe uma área profissional hoje em dia.

Mas como saber qual área combina com você? Como saber qual graduação vai estar alinhada com o que você deseja pessoal e profissionalmente?

Não é uma missão simples, mas vamos te ajudar! 

Tire o peso das costas! 

Eu sei que você não está escolhendo um prato para o seu almoço, que a escolha da área que vai seguir envolve uma série de fatores e tem impactos em nossas vidas para sempre. Mas vamos começar tirando o peso das suas costas. Segundo pesquisa e especialistas ouvidos pela CNN Brasil Business a geração Z (que são os nascidos entre 1995 a 2010) terá diversas carreiras ao longo da vida. Então, se a geração dos seus avós e, até mesmo, dos seus pais escolhia uma carreira que seria a mesma por toda a vida, a regra para quem escolhe sua área de graduação agora é estar aberto para adaptações e mudanças.

“Já enxergamos profissionais seguindo duas, até três carreiras ao longo da vida, inclusive de forma paralela. Eu vejo até pessoas procurando trabalhos em que a remuneração é secundária. A geração Z é muito preocupada com o propósito”, contou Paulo Sardinha, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), em entrevista a CNN.

Segundo a reportagem, Essa mesma tendência já foi apontada no livro “The 100-Year Life”, de Andrew Scott e Lynda Gratton. Na obra, os dois professores da universidade britânica London Business School preveem que os trabalhadores pós-modernos devem ter de quatro a seis carreiras ao longo da vida. Bom, agora que já tiramos esse peso das costas, vamos a algumas dicas práticas que podem te ajudar na hora de escolher que área combina com você? 

Passo 1: Autoconhecimento é tudo! 

Quem é você quando se olha no espelho? E o que os seus amigos dizem de você? Se eu perguntar para os seus familiares, a resposta será diferente? Saber quem somos, quais nossos desejos, o que não toleramos, entre outras características podem ajudar muito na escolha de qual área profissional seguir. 

Mas como posso avançar nessa jornada e me conhecer melhor? Existem algumas técnicas que podem ser úteis. Segundo o RH Portal, meditar é uma delas. É nesse momento que podemos avançar no nosso processo de consciência e nos conectar com perguntas e respostas importantes para o autoconhecimento:

  • O que estou tentando alcançar?
  • O que estou fazendo que está funcionando?
  • O que estou fazendo que está me atrasando?
  • O que posso fazer para mudar?

Depois de se fazer algumas dessas perguntas, é hora de colocar tudo isso no papel. Construa uma lista que deve conter os seguintes ítens: 

Meus princípios: aqui você deve listar pontos que considera fundamentais que podem guiar suas ações. Não abre mão de liberdade? Ajudar ao próximo é uma prioridade? Enfim, a partir das suas convicções é possível se conhecer melhor; 

Minhas qualidades: escreva nesta lista quais as suas características positivas. São habilidades e atitudes nas quais você se considera bom;

Coisas que eu gosto fazer: seja sincero. Não faça essa lista com base no que você deveria gostar de fazer e sim com base no que te faz feliz! O que brilha seus olhos de verdade? É ler um livro? Desenhar? Ter ideias de como fazer uma grana, mesmo estando fora do mercado de trabalho? Vale tudo! Significa que você vai trabalhar só com o que gosta? Não! Mas estar em uma área que te faz feliz, aumenta suas chances de ser bem sucedido! 

Meus defeitos: esse é um tópico importante e acaba nos confrontando com algo desafiador, que é perceber no que não somos tão bons. O objetivo aqui não é te deixar para ‘baixo’ e sim entender quais características que podem ser essenciais a uma profissão e que você não possui ou não lida muito bem. Por exemplo, se você é uma pessoa tímida estar em um ambiente que exige extroversão será um desafio. Não significa que você não pode escolher essa área, mas ao identificar esses pontos poderá ter mais elementos para tomar sua decisão se ainda estiver em dúvida. 

Coisas que não suporto: nesse item você deve escrever tudo aquilo que incomoda você, sejam coisas reais (como insetos, ambientes, etc) ou elementos não tão palpáveis (como atitudes de outras pessoas, situações, etc).

Matérias que eu amo: escreva nessa lista as matérias escolares que você mais gosta. Apesar de isso não ser decisivo, a faculdade também aborda as áreas do conhecimento em disciplinas e conhecer quais são as que você gosta pode ajudar na escolha profissional. 

Com essa lista em mãos, faça uma revisão, circule tópicos importantes, faça anotações. Talvez ela não seja o suficiente para dar a você uma resposta final sobre qual carreira seguir, mas terá ajudado você a avançar no processo de autoconhecimento! 

Passo 2: Teste vocacional 

Você não é a única pessoa com dificuldades em escolher qual área combina com você. A prova disso é que existem os testes vocacionais, que são ferramentas com objetivo de traçar o seu perfil pessoal e profissional e – a partir daí – indicar com qual carreira pode ter mais compatibilidade. Normalmente, estes testes são construídos por psicólogos e especialistas em carreira. 


Faça aqui um teste produzido pela Unilasalle em parceria com a Minha Escolha, plataforma especializada em orientação profissional. 


Passo 3: Conheça o curso 

De que adianta conhecer você, se você não conhece as opções de cursos? Então essa etapa é essencial para sua escolha de carreira. Até porque, muitas vezes temos preconceitos com alguns cursos e áreas que são fruto de conceitos rasos ou de opiniões generalistas da sociedade. 

Para conhecer os cursos você pode fazer buscas sobre essas carreiras na internet, procurar por grupos em redes sociais e, até mesmo, perfis oficiais das instituições de ensino superior, que explicam mais sobre cada carreira. 

Pontos para estar atento 

Grade curricular: esse é um documento oficial que explica como cada conteúdo é abordado ao longo da graduação. É nele que você poderá acessar quais disciplinas irá estudar e quais momentos do seu curso terá atividades mais teóricas e práticas, o que auxilia no alinhamento das expectativas. 

Converse com profissionais da área: conversar com alguém que já atua na sua possível área de interesse ajuda a conhecer mais sobre a realidade profissional e desafios dessa carreira. Aproveite esse momento para tirar todas as dúvidas que você tem de forma sincera e ouça com atenção. 

Visite as universidades: o ambiente da universidade costuma ser bem diferente do escolar. É importante fazer uma visita para conhecer esse espaço, analisar a estrutura oferecida (fique de olho nos laboratórios!) e aproveitar para se imaginar nesse ambiente! Não custa sonhar, né? 

Passo 4: Conheça o mercado 

A gente sabe que bons profissionais costumam ser bem sucedidos em qualquer área, mas conhecer e pesquisar o mercado pode auxiliar você a não ingressar em um área que está saturada ou sendo descontinuada. Será que as habilidades profissionais da área que você pretende seguir poderão ser substituídas por máquinas em um curto espaço de tempo? Ou então, essa área não está sendo procurada pelos consumidores? Você pode buscar pela taxa de empregabilidade na área, se existem segmentos dessa área que estão crescendo ou quais os concursos públicos disponíveis. Todas essas informações podem ajudar você a fazer uma escolha mais exata e, até mesmo, já orientar sua carreira para um segmento dentro da área de escolha. 


Escolhi uma área e não gostei! 

Você seguiu todo nosso passo a passo, fez sua escolha e não gostou do curso? Relaxa, isso também acontece! Os motivos são variados, desde você ter criado expectativas que não foram atendidas até você ter mudado nesse processo e, agora, querer seguir outra área. E tá tudo bem! A Unilasalle, por exemplo, possui até uma alternativa que é a reopção de curso. A partir dela você pode, inclusive, aproveitar as disciplinas que já cursou na primeira área escolhida e ingressar em outra área. Ah, e se lá atrás na hora que fez suas listas, teste vocacional e pesquisa pelo curso você tiver feito uma lista com ao menos três cursos que você se percebe atuando essa opção por uma nova área pode ficar ainda mais fácil.     

E aí? Ficou mais fácil fazer sua escolha depois dessas dicas? Esperamos que sim! E se você ainda tiver dúvidas sobre esse processo ou sobre algum curso, acessa a nossa lista de cursos!