Se você sonha em construir uma carreira internacional, planejar todos os passos desde o início da sua vida profissional é essencial. Foi o que fez o profissional brasileiro Rubens Biasoli – formado em Administração de Empresas e Contabilidade no Rio Grande do Sul – hoje Gerente de Controles Internos Financeiros na empresa Carlsberg, na Dinamarca.

Vivendo hoje em uma das cidades com maior qualidade de vida do mundo, Copenhagen, Rubens conta que a trajetória foi cheia de desafios. Seu cargo foi conquistado depois de muito preparo e de ter recebido diversos “nãos”. Persistência é a chave!

 

 

O começo da jornada

Não foi desde sempre que Rubens desejou viver e trabalhar fora do Brasil. A vontade foi despertada depois que fez um estágio em uma consultoria internacional. Essa experiência o fez enxergar que não existe uma distância tão grande entre um profissional brasileiro e uma empresa no exterior.

Ao longo da carreira, o profissional soube direcionar seus esforços para construir sua carreira internacional. Um ponto importante foi praticar o inglês e focar em conversação, movimento que começou pela necessidade de usar a língua no trabalho.


SAIBA MAIS
Estudar Fora: Tudo o que você precisa saber para viajar


Dica de ouro: entenda o que as empresas internacionais buscam!

Determinado de que seu futuro profissional seria fora do Brasil, Rubens passou a investigar que perfil de profissional as empresas no exterior estavam buscando. Assim, foi moldando suas especializações e certificações, voltado para o que o mercado pedia.

Foi então selecionado para uma vaga em uma multinacional, ainda dentro do Brasil, porém com colegas de diversas partes do mundo e um chefe alemão. O trabalho exigia um inglês perfeito e abriu ainda mais os horizontes para Rubens: estar em contato com outras culturas só aumentava sua vontade de trilhar seu rumo em outros continentes.

Em busca de uma vaga no exterior

Depois de ficar 5 anos empregado na auditoria interna da empresa, Rubens resolveu que era hora de alçar novos voos. A meta era se estabelecer em uma empresa no exterior e, assim, começou a busca por vagas fora do país. Para isso, contou com a ajuda de um headhunter, que  ajudou a encontrar as melhores vagas.

Foi então que encontraram uma oportunidade na Carlsberg (isso mesmo, a de cerveja!), na Dinamarca. A empresa estava montando uma equipe nova e o perfil do Rubens fechava muito bem com a vaga. Após ter sido aprovado, fez as malas e atravessou o mundo para viver essa aventura.


Passaporte carimbado!

O trabalho de Rubens na Carlsberg, na área de controles financeiros, consiste em auxiliar as empresas do grupo a desenharem melhor seus controles financeiros.  Assim, ele acaba tendo que viajar bastante por todo o mundo e já colocou na conta países como o Azerbaijão, por exemplo.


Trabalhar na Dinamarca

A Dinamarca é conhecida por ter um dos melhores níveis de work-life balance do mundo, ou seja: qualidade de vida é prioridade. Rubens atesta isso ao relatar que no seu ambiente de trabalho há uma valorização muito positiva da vida pessoal dos funcionários, que quando necessitam pode sair mais cedo do escritório, sem stress. Além disso, diferente do Brasil, quem fica trabalhando além do horário é mal visto.

Na empresa em que trabalha, também existem muitas práticas para promover uma maior integração entre os funcionários:

– Toda sexta-feira acontece um café da manhã coletivo com os colegas de trabalho.  Dois funcionários por semana são eleitos para organizar o café: fazer as compras e preparar tudo para a equipe.

– Também na sexta-feira, acontece o “Friday Bar”, happy hour com um sabor ainda mais especial para Rubens. Como trabalha para uma empresa de cervejas, é só descer alguns andares e aproveitar o bar da Carlsberg.

“Taler du dansk”? (Você fala dinamarquês?)

No seu dia a dia, Rubens convive com pessoas de diferentes países e culturas: tem colegas da Finlândia, Austrália, Inglaterra, México, etc.  Dessa forma, a língua oficial no espaço de trabalho é o inglês, para que todos se entendam.

Aprender o dinamarquês não é uma exigência da empresa, mas Rubens está estudando o idioma para assim se inserir melhor na cultura e comunidade local. A má notícia é que a língua é extremamente difícil! Já experimentou ler algo em dinamarquês?

Desafios e oportunidades

Para o Rubens, entender a cultura de trabalho local e se adaptar a ela, é um dos maiores desafios de trabalhar fora do país. Existem muitas diferenças culturais do Brasil, como por exemplo a exigência do horário de chegada no trabalho. Enquanto em terras brasileiras existe uma maior flexibilidade, em Copenhagen isso é mais respeitado.

Outro desafio relatado por Rubens é ficar longe da família e amigos. A saudade às vezes bate mais forte e é preciso saber lidar com isso. A falta de sol na Dinamarca (no inverno escurece pelas 15h!), assim como o frio intenso, podem ser um grande obstáculo.

Quanto às oportunidades, Rubens elenca que a principal é a bagagem cultural adquirida.Diferencial que vai lhe acompanhar por toda a vida profissional e pessoal.

Anota aí!

Se você está começando a planejar sua carreira internacional, Rubens dá alguns conselhos:

  • Especialize-se! Entenda o que mercado de trabalho da sua área pede e busque muito conhecimento.
  • Deixe seu inglês afiado: dominar esse idioma é fundamental. O espanhol também é cada vez mais valorizado, especialmente se sua meta for trabalhar na América Latina.
  • Pesquise as melhores empresas para se trabalhar pelo mundo. Uma delas pode ser seu futuro emprego…
  • Direcione sua carreira. Se puder estagiar em empresas conhecidas mundialmente fica mais fácil de ter seu talento reconhecido no exterior.
  • Que requisitos são necessários para exercer sua profissão no exterior? Compreender isso é bem importante.
  • Trace um plano com o máximo de antecedência. Com um objetivo, fica mais fácil visualizar a conquista da meta.
  • Faça um currículo bem objetivo: quanto menos firula, melhor!
  • Busque ajuda de profissionais que já estão trabalhando no exterior ou até mesmo de headhunters para encontrar uma oportunidade.
  • Tenha (muita) paciência e persistência. Às vezes a vaga ideal demora um pouco mais do que você espera.

Ótima viagem!