Quando o assunto é faculdade a distância, ou educação a distância (EaD), é bem possível que a gente se depare com muitas dúvidas e até afirmações polêmicas.

A primeira boa notícia é que isso não é só supernormal, como os debates também podem ser muito positivos. Explicamos: ao falar sobre a EaD, somos instigados a buscar mais informações e entender melhor do que se trata esse universo.

Os primeiros movimentos de cursos a distância no Brasil aconteceram por correspondência. Você já ouviu falar em “Telecurso 2000?”.

Com certeza seus pais ou algum parente bem próximo amanheceu no final de semana com as aulas que passavam na TV aberta, complementando o conteúdo enviado pelo correio.

Velhos e bons tempos que deram aquele empurrãozinho para termos a EaD que conhecemos hoje.

Embora já amplamente conhecida pelo país afora, a EaD digital ainda é muito jovem. Há pouco mais de 10 anos foi implantado o primeiro curso da modalidade no país.

Naturalmente, por estar em pleno desenvolvimento, que acaba gerando tantas curiosidades. Aí que vem a segunda boa notícia: estamos aqui para esclarecer TU-DI-NHO.

É pouca coisa? Não! A EaD é uma forma diferenciada de aprendizado, que parte de uma ideia de construção de conhecimento bastante autoral.

Esse é justamente o ponto de partida deste conteúdo. Chega mais para saber tudo o que precisa, o que gostaria de saber e aquilo que nem imaginava sobre a faculdade a distância.

O que é a faculdade a distância?

Retomando: a EaD é uma modalidade de ensino. Também existem a modalidade Presencial e a Híbrida, que é uma das mais recentes.

De um jeito muito simples, é um modo de aprender:

Neste momento, você pode estar pensando “Ah, então a EaD deve ser muito mais fácil!”. A resposta clichê do dia é: nem mais fácil, nem difícil, apenas diferente.

Como é a faculdade a distância?

Então ser ou não ser (fisicamente presente), eis a questão? Não é bem por aí, não. A metodologia usada para aprender e compartilhar conhecimento também é diferente da modalidade presencial, por exemplo.

E o que é a metodologia, LaSalleBlog? Mais uma questão facinha de ser resolvida. De acordo com o bom e velho (ainda que disponível na internet) dicionário Aurélio, metodologia é a “arte de dirigir o espírito na investigação da verdade, aplicação do método de ensino”.

Apesar da linguagem quase poética, a metodologia trata do como acontece o processo de aprendizado.

O formato das aulas, atividades propostas, dinâmicas de interação são pensadas e aplicadas especialmente para cada modalidade de ensino.

Nada é feito à moda louca. Todos os cursos EaD são validados pelo Ministério da Educação para poderem ser ministrados.

Isso vale tanto para universidades que já atuam na modalidade presencial quanto para instituições que oferecem exclusivamente a modalidade a distância.

Por isso, existem padrões e legislação a serem seguidos. No portal do MEC é possível conferir todas as Instituições de Ensino Superior – IES – credenciadas e devidamente liberadas para oferecer esse serviço.

E os cursos também são monitorados pelo MEC! Então, antes de engatar num curso qualquer, vale dar uma pesquisada no portal e verificar a sua avaliação e credenciamento.

Beleza, as IES são certificadas e pode fazer o curso tranquilo. Mas como isso acontece fora de sala de aula?

Confira o beabá do universo virtual da EaD:

Tem como aprender sozinho?

Primeiro, você não está simplesmente sozinho na EaD. O ambiente virtual está aí para isso: para promover os encontros entre alunos e professores.

Existem fóruns, grupos de debate, troca de ideias sobre os conteúdos disponibilizados nos ambientes virtuais e, pasme, até trabalhos em grupo.

Além dessa interação, as instituições contam com unidades, nas quais devem disponibilizar o mínimo necessário para contribuir com o processo de aprendizagem: laboratórios com computadores e tutores, por exemplo.

1 – Tutor é professor?

O tutor é aquela figura que está à disposição nas unidades para esclarecer as dúvidas dos estudantes e prestar os auxílios necessários sobre os materiais produzidos pelos professores conteudistas.

Geralmente, sim, também são professores formados ou em formação. Porém, o que mais se destaca na sua função é o papel de mediação enquanto o aluno é o protagonista da sua própria formação.

Quer saber mais sobre esse profissional? Confira o material Tutor EaD: você sabe a importância desse profissional?

 

2 – Protagonismo fora de filme?

Sabe aquele orgulho de poder bater no peito e dizer que a conquista é fruto da própria dedicação? Pois é.

Na EaD, o protagonista sai dos telões de cinema e vai para a rotina de estudos. Essa é uma das vantagens da faculdade a distância: ser o gestor da própria formação.

Palavras bonitas, né? É como começar a organizar a própria carreira, mas de estudos. Puxado, porém não impossível.

Trata-se de pode organizar seu tempo de estudos de acordo com a rotina do dia a dia, sem ter que conciliar a rotina dos encontros presenciais em sala de aula, por exemplo.

Algumas pessoas consideram cursos a distância porque não tem tempo para se deslocar até faculdades ou mesmo para permanecer horas do dia em aula.

Organizar o próprio tempo tem seus desafios já que, por ser EaD, não significa que terá menos horas a cumprir.

A dedicação se dá em turnos alternativos, seja estudando ou realizando as atividades propostas.

Portanto, ser protagonista não é só uma característica, mas também uma habilidade que precisa ser desenvolvida pelo aluno. Ser responsável, organizado e proativo são algumas das características de quem opta pela modalidade.

3 – Valores da faculdade a distância: vale a p$na?

Chegamos a um ponto delicado dessa conversa. Independente da idade, a grana é um assunto sério e de muito interesse para todos os bolsos.

Já que falamos em vantagens da modalidade, a economia em relação a cursos presenciais também pode ser pontuada.

Não significa que o ensino é mais fraco! Muito pelo contrário! Existe uma rede conectada o tempo todo para tornar um curso EaD possível.

No entanto, como as dinâmicas não se dão em um espaço físico especialmente organizado para realizar as aulas diariamente, existe uma redução significativa de investimento por parte das instituições.

Isso acaba se refletindo nas mensalidades dos estudantes, bem como questões como custos com deslocamentos até as faculdades, por exemplo. Toco troco conta, não é?

Dica do LaSalleBlog:nem todos os cursos têm o mesmo valor de mensalidade e isso deve ser observado com cuidado.

Já diziam nossos avós que “quando a esmola é muita, o santo fica desconfiado”. As instituições necessitam de recursos para manter aquela conexão funcionando e bem.

Para ter ideia se a faculdade EaD em questão é boa, pesquise o que ela oferece, como são os ambientes virtuais e os polos. Sempre tem a avaliação dos estudantes também. “Nem tudo que reluz é ouro!”, complementariam nossas vovós.

Diploma de faculdade a distância é diferente?

O diploma da faculdade a distância é o mesmíssimo da faculdade presencial. Por que? Ora, ambos são creditados, avaliados e exigidos da mesma forma pelo MEC.

Também porque, depois de todos os elementos que já pontuamos neste material, o aluno EaD precisa se dedicar tanto quanto o aluno da presencial.

Também por essas características que o mercado tem se aberto cada vez mais para quem fez ou faz formações em EaD. Inúmeras daquelas características do aluno da modalidade servem muito bem – e obrigado – para as empresas da atualidade.

Já que gostamos de listas, vai aí alguns dos critérios para a avaliação do MEC para os cursos a distância:

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): não precisa nem estar no mundo universitário para já ter ouvido essa palavra.

Enquanto o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) avalia quem está concluindo o nível médio, o Enade trata de avaliar instituição e qualidade da educação por meio de avaliação com quem está saindo da faculdade.

O Enade acontece anualmente para diferentes áreas do conhecimento, em ciclos de avaliação. A nota do Enade vai de 1 a 5.

Conceito Preliminar do Curso (CPC):considera a instituição como um todo, desde a quantidade de professores disponível, suas titulações (graduados, pós-graduados, mestres, doutores),
além da infraestrutura física, o que envolve salas, laboratórios e acervos bibliográficos.

A nota do Enade também conta, e muito, nesse índice. As notas vão de 1 a 5, sendo que o conceito 3 já é considerado positivo.

Conceito do Curso (CC):essa avaliação é feita presencialmente por membros do MEC, que verificam a procedência ou não dos resultados das demais avaliações.

Esse movimento inclui visitas aos polos EaD. As notas também vão de 1 a 5.

Cursos de faculdade a distância

No Brasil, existem quase 100 tipos diferentes graduação validados pelo MEC, organizados nos níveis Tecnológico, Bacharelado e Licenciatura. Os níveis, basicamente, agrupam formações para fins diferentes.

Os cursos tecnológicos são mais rápidos e com forte formação na prática. Já os bacharelados são um pouco mais extensos, principalmente pela densidade dos conteúdos. Os cursos de licenciatura são aqueles destinados para a atuação enquanto professores.

Para entender melhor como funcionam esses níveis e os tipos de curso que compreendem, você pode acessar o conteúdo Graduação: tudo o que você precisa saber antes de entrar na faculdade.

Também existem os cursos de pós-graduação, e aí o leque de possibilidades fica ainda maior.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgou que, em 2016, enquanto o ensino presencial teve queda de 0,08% nas matrículas, o ensino a distância aumentou 7,2%.

Assim como aumentou o interesse, o acesso à internet e tecnologias,  a demanda também expandiu. Hoje existem muito mais instituições que trabalham com EaD e mais cursos.

Existem opções em todas as áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguísticas, Letras e Artes.

Antes que se perguntem ou busquem respostas sobre, já avisamos: nem todos os cursos podem ser oferecidos na modalidade a distância.

Como já abordamos por aqui, alguns cursos necessitam de aulas em laboratórios específicos, como cursos da área da saúde, por exemplo.

Alguns já podem ser executados de forma híbrida, pelo nível de complexidade para montar essas estruturas nos polos ou unidades. Porém, cursos como Medicina, ficam de fora desse escopo – e isso é muito compreensível.

Para consultar cursos a distância e se certificar de que são reconhecidos pelo Ministério da Educação, acesse o portal e-MEC e preencha com as informações solicitadas.

Gostei, mas serve para mim?

Vai dizer que, depois dessas informações, não ficou muito mais fácil entender a educação a distância?

Como falamos no início, o assunto não tem mistério, mas está em plena ebulição. Cada dia surgem novidades que impactam a forma de aprender, ensinar e compartilhar conhecimento. E isso pode ser o mais bacana da EaD.

Quer aber mais sobre os cursos disponíveis e como funciona na prática?

Clique aqui e fique por dentro de todas as novidades da modalidade!