“Faculdade é difícil?”. Essa é a pergunta feita por muitos jovens. Confira o que te espera no Ensino Superior e como lidar com esses desafios.

O mundo da faculdade pode ser um ambiente e uma rotina distante para muitos jovens. É possível que ao pensar nesse tema a primeira pergunta que venha a sua mente seja?

Fazer faculdade é difícil?

Não existe uma resposta única para esse questionamento, afinal cada pessoa tem uma experiência única no ensino superior em razão da sua origem familiar, rotina, expectativas e experiências de vida.

No entanto, traçamos alguns desafios que podem surgir na sua trajetória na faculdade e como você pode superá-los!

1 – Adaptação à uma nova rotina

A rotina na faculdade é diferente do que você viveu na escola ou no cursinho, então é normal que você sinta um desconforto e, até mesmo, uma certa insegurança. Além de um novo ambiente, você vai lidar com novas regras e pessoas, então lembre-se que esse será um período de adaptação. 

Para se sentir confortável e seguro, conheça o ambiente do campus. Visite seus laboratórios, salas e diferentes estruturas. Provavelmente, a Instituição tem um setor responsável pela recepção dos alunos e ambientação. Aqui na Unilasalle, esse espaço é CASA, Central de Atendimento e Sucesso Acadêmico, que centraliza dúvidas sobre questões financeiras, do campus e até mesmo dos acessos digitais.

2 – Novos colegas e professores

Outro ponto importante, é que você vai estabelecer novos relacionamentos interpessoais, seja com colegas ou professores. Esse início pode ser meio constrangedor, especialmente para os mais tímidos. Mas tenha em mente que todo mundo está passando pela mesma situação, então esteja aberto para estabelecer novos vínculos que podem ficar restritos à sala de aula ou, quem sabe, se tornar uma amizade para vida toda!

No caso dos professores, você vai notar que o perfil do professor no Ensino Superior é um pouco diferente dos professores que atuam no Ensino Médio. Na faculdade, o aluno precisa ser mais protagonista do seu aprendizado, indo atrás de conteúdos extras, atendendo às atividades propostas e sendo responsável pelas entregas.

3 – Rotina de Estudos

Por mais que você tenha experiência de uma rotina de estudos ao frequentar o colégio ou o cursinho, na faculdade será preciso bastante empenho e dedicação. Isso porque você estará cursando mais de uma disciplinas e cada uma terá entregas em diferentes prazos e formatos, além das provas, claro!

Isso quer dizer que não adianta estudar somente na véspera das provas para passar, você estará aprendendo durante todo o semestre. Confira algumas dicas para garantir que você se sairá bem:

  1. Monte uma rotina semanal de estudos
  2. Utilize aplicativos que podem te ajudar a lembrar de prazos e demandas
  3. Troque informações com seus colegas ao longo do trajeto
  4. Se tiver dúvida, acione seu professor, assim você evita retrabalho
  5. Garanta um tempo para descansar e se divertir, recarregando suas energias

4 – Estudar e trabalhar

Não é fácil! A gente sabe que estudar e trabalhar ao mesmo tempo é um desafio. Conciliar todas as demandas da universidade e, em paralelo, ainda se manter produtivo e atento no trabalho demanda muita organização.

Para dar conta dessas duas tarefas você precisará manter a organização, ter foco – fazendo uma coisa de cada vez – e estabelecer o que é prioridade.


Neste post você confere mais dicas sobre “Como conciliar o trabalho e a universidade” 


5 – TCC

Mas já? Você nem ingressou na faculdade e eu já estou falando do Trabalho de Conclusão de Curso? Sim! Embora pareça algo distante, esse é um tema que você precisa se familiarizar desde o início da faculdade. Isso não significa que é preciso escolher o tema agora, até porque ao longo da sua trajetória acadêmica você vai mudar bastante.

O que estou querendo dizer é que existem algumas experiências que poderão ser muito válidas para ajudar você a ir ampliando seu repertório de temas e até mesmo escolher o tema principal do TCC. Entre eles estão palestras, eventos, simpósios, congressos e apresentações de TCC de formandos do seu curso.

Pareceu muito complexo?

Mas não é! Relaxa! Com foco e dedicação você vai chegar lá!

Se essas dicas te ajudaram, aproveita para compartilhar com amigos que possam gostar deste post!