Prestar o vestibular e entrar para a faculdade é o sonho de muitas pessoas, que às vezes pode acabar roubando o sono de quem não encontrou aquilo que esperava. Se você começou a facul e não gostou, não precisa se desesperar! A transferência de faculdade pode ser uma ótima opção para você.
 
Aquela velha história de que tudo precisa dar certo já na primeira tentativa não tem mais espaço nas páginas dos livros que são escritos hoje em dia.
 
Tudo está em constante movimento no mundo. O natural é se mover e sair do lugar também. O incomum é permanecer estático e com as mesmas opiniões durante a vida toda.
 
Existem muitas formas para evitar que esse sonho não se torne um pesadelo. Uma delas é a transferência de faculdade.
 
Se você está pensando em mudar os rumos da sua vida acadêmica, continue lendo este conteúdo para aprender tudo o que precisa saber antes de tomar a sua decisão 🙂
 

Como fazer transferência de faculdade?

 
Imagine-se num jogo de tabuleiro. A transferência é como aquele momento em que os dados te mandam voltar uma casa: estrategicamente, não é tempo perdido. É uma oportunidade para repensar o jogo, nesse caso, a sua formação profissional e carreira.
 
Por isso, antes de sair jogando os dados novamente e encaminhar essa mudança, pergunte-se: como eu vou chegar ao meu objetivo?
 
É preciso saber onde você quer chegar. Assim, será possível escolher uma faculdade que te prepara melhor para conquistar seus sonhos. A partir disso, é o momento de pesquisar qual universidade tem mais o seu perfil – seja mais teórico ou prático – e solicitar a transferência junto a sua faculdade.
 

Quando e como pedir transferência de faculdade?

A regra é não ter regras. As estatísticas apontam que as transferências não costumam ser solicitadas nos primeiros semestres de curso, mas podem acontecer.
 
Aliás, existem inúmeros casos de alunos que já ingressaram desencontrados nos cursos, motivados pelas expectativas de outras pessoas. Quem nunca ouviu falar de alguém que fez determinada graduação porque os pais já eram da área?
 
Segundo a coach Tamara Karawejcyk, “a pior frustração não é não se encontrar, mas não ter tido a coragem de ter feito diferente quando existe a possibilidade”.
 
Os insights podem acontecer a qualquer momento, mas para saber quando é o certo existe uma palavra-chave: autoconhecimento.
 

Antes de mudar de faculdade você precisa saber o que quer

 
Conhecer-se é um desafio. As pessoas são diferentes, logo, os motivos para aquelas que não se reconhecem nas instituições ou cursos também são.
 
Por isso, a primeira dica é não se comparar com as outras pessoas, principalmente com aquelas que acertaram de primeira na escolha.
 
“Essas comparações criam um nó dentro das pessoas, que as impedem de questionar suas próprias escolhas e se movimentar em busca de soluções”, pondera Tamara.
 
A segunda dica é questionar as suas aptidões, aliadas àquilo que você entende pela sua vocação.
 
“Alguém que tenha muita habilidade com crianças não precisa ser necessariamente um pedagogo, mas pode tornar-se um empresário e abrir uma escola”, exemplifica a coach.
 
A terceira dica é colocar tudo no papel:liste todas as suas insatisfações . Depois, ao lado, assinale o que é possível mudar e como. Identificou? Então vá para a próxima casa: onde fazer.
 

Transferência externa: pesquise como funciona o processo

 
Assim como o ingresso pelo primeiro vestibular, a transferência também exige um trabalho de pesquisa. Depois de se conhecer melhor e definir o que você quer para sua vida, é hora de entender como funciona o processo de transferência de faculdade particular para faculdade particular, ou de faculdade pública para particular.

Transferência de faculdade particular para faculdade particular

Essa opção, também conhecida como extravestibular, é destinada para a transferência de faculdade para o mesmo curso ou cursos afins e para transferência de pública para particular.
 
A primeira e mais importante notícia para quem sofre só de pensar em fazer prova: o extravestibular não exige processo seletivo. Em geral, as instituições têm um período semestral especialmente destinado ao extravestibular.
 
Para efetivar a mudança, é necessário entregar documentos que comprovem as disciplinas cursadas e vínculo com a atual instituição, como nesse exemplo.
 

Quer acertar na escolha?

 
As universidades estão repletas de cursos novos e, mesmo os tradicionais, possuem maneiras diferentes de formar. Para não cair de novo nos mesmos erros ou descontentamentos, quanto mais você pesquisar, mais chances de encontrar as opções que mais encaixam com as suas expectativas.
 
A seguir selecionamos alguns critérios importantes que você deve se atentar antes de mudar de faculdade:
 

Metodologias

 
Elas dizem muito sobre o profissional em formação. Pesquise suas universidades de interesse e que linha metodológica elas seguem. Trata-se dos métodos escolhidos para ensinar, aos projetos propostos e às dinâmicas.

Missão e valores

 
Pode passar por despercebido, mas já pensou se os valores da instituição que assinará o seu diploma não condizem com os teus? Informe-se sobre eles e como eles são diluídos no penso e na experiência acadêmica.
 

Corpo docente

 
Falando nisso, é impossível negar a curiosidade pelos professores que irão mediar o conhecimento nas aulas e compartilhar as suas experiências. A dica é consultar os nomes dos professores que ministram as disciplinas dos cursos, seus currículos e envolvimento com a pesquisa científica ou mercado.
 

Infraestrutura

 
Infraestrutura não é só o prédio, não, ainda mais se considerarmos que existem as modalidades de Educação a Distância (EaD) e Presencial. Será que a universidade terá um laboratório legal para as aulas práticas? Será que o ambiente virtual da EaD tem todos os recursos que você gostaria? A teoria e a prática são bem trabalhadas?
 

De onde vem e para onde vai?

 
Sabe aquela história de “diga-me com andas que direi quem és?”. Está valendo para esse caso, afinal, a reputação da Instituição conta, sim! Converse com alunos das universidades da sua lista, busque conhecer a história das instituições e até profissionais que já formaram.
 

Mudar de faculdade exige organização

 
A estudante Karen Olicheski optou pela transferência por dois motivos: primeiro, porque a antiga universidade era distante da sua casa, em outra cidade. Ou seja, investia bastante tempo nos deslocamentos.
 
Outro motivo foi a alteração da grade curricular do seu curso quando já estava no quinto semestre, o que lhe ocasionou muitos prejuízos.
 
Além da pesquisa, quando você optar pela transferência, deve estar preparado para rupturas, mudanças de hábitos e até para as burocracias e despesas que o próprio processo pode acarretar.
 
Hoje, Karen leva 5 minutos de carro da universidade, conseguiu o aproveitamento das disciplinas que já havia cursado e, aos poucos, se acostuma com a metodologia da nova instituição.
 
Não esqueça do que foi falado anteriormente: tudo está em movimento, o tempo todo. Estar o mais preparado possível, desde os âmbitos culturais até financeiros para a transferência, deixam o processo muito mais tranquilo.
 

Preparado? Avance para a próxima casa

 
Neste material você desgravou os mistérios da transferência acadêmica, conheceu os principais mitos e verdades desse assunto que costuma gerar várias dúvidas.
 
Agora, que você está por dentro de tudo, é hora de agir! Existem inúmeros cursos de graduação, sejam eles tecnológicos, bacharelados ou de licenciatura. Falamos difícil?
 
Assim como desmistificamos a Transferência, que tal entender os mistérios (nem tão misteriosos assim) da graduação?
 
Sempre existe a possibilidade de encontrar um caminho novo para a sua formação. Este conteúdo pode te dar uma mão.